Clima ameno e cidades tranquilas atraem turistas para a Semana Santa

Com o início de outono com temperaturas acima de média, a Serra Fluminense desponta com um dos destinos mais procurados para o feriado da Semana Santa. O clima frio, a natureza exuberante das montanhas, a gastronomia e os atrativos históricos da região impulsionam o fluxo de visitantes nas cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.

Quem chega a Petrópolis, por exemplo, pode escolher entre quatro circuitos turísticos. Nesta época do ano, o Circuito Religioso é um dos mais movimentados. As missas de Páscoa lotam as igrejas, que exalam beleza com seus diferentes estilos arquitetônicos dos séculos XVIII e XIX. Para os que querem conhecer o Centro Histórico, o circuito a pé é o mais indicado. O roteiro interativo conta com placas que mostram a história de cada ponto e guiam os turistas pelas ruas da Cidade Imperial. Há, ainda, os circuitos Ecológico e Cervejeiro, que agradam tanto os visitantes que buscam contato com a natureza, quanto os que apreciam uma boa cerveja. 

A região também oferece diversas opções de hospedagem. Para quem viaja com família, o distrito de Araras é uma boa pedida. Em meio a natureza e a 14km do centro de Petrópolis, o Hotel Caminho Real oferece aos hóspedes uma repleta programação para o feriado. Os pequenos irão se divertir com oficinas de customização de ovos de Páscoa, caça aos ovos, arvorismo, tirolesa, passeio de pedalinho, além de show musical para adultos e crianças.

No Circuito Terê-Fri, na estrada que liga Teresópolis à Nova Friburgo, o chocolate dá o tom do feriado de Páscoa na tradicional Casa Suíça. Nesta época, turistas de diversas regiões do estado do Rio, São Paulo e Minas Gerais sobem a Serra Fluminense em busca dos clássicos ovos de chocolate produzidos pela Chocolateira, sem esquecer, é claro, dos bombons e trufas recheados e produzidos à moda suíça.

Em Teresópolis, o Le Canton, principal hotel da região, vai oferecer uma agenda especial para a Páscoa, totalmente interativa para pais e filhos. Dentre as diversas atividades estão a famosa Caça aos Ovos de Páscoa, workshop de pizza com o Chef, Gincana Pais & Filhos e um super happy hour. Inspirado nos charmosos campos suíços, o Le Canton é uma ótima opção de hospedagem para quem procura diversão e também tranquilidade em Teresópolis. O resort tem atrações para todas as idades, como parque de diversões, fazendinha, quadras esportivas, piscinas climatizadas, tirolesa, queijaria, academia e SPA, entre outros.

Para quem quiser seguir a Terê-Fri até Nova Friburgo, a região oferece diversas atrações, como o tradicional Teleférico na Praça do Suspiro, com 1.500m de altura e vista panorâmica do alto do Morro da Cruz. As opções para os mais aventureiros são as diferentes trilhas em meio à natureza ao redor da cidade, como a Trilha das Catarinas e a Trilha do Pico da Caledônia. E para garantir as compras, o Polo de Moda Íntima conta com mais de 160 lojas, dando à cidade o título de capital da moda íntima do país.