Evento acontece em Paraty (RJ) e aborda as principais tendências e oportunidades que regem a gastronomia em todo o mundo

Por: Victor Maciel

Teve início neste domingo (27.03) o 1º Seminário Internacional de Turismo Gastronômico, em Paraty (RJ). Promovido pelo Ministério do Turismo e pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), o evento abordará, de forma híbrida, até terça-feira (29.03) as principais tendências e oportunidades que direcionam a gastronomia em todo o mundo. A programação do seminário, que conta com especialistas do segmento do Brasil e de outros países, pode ser acompanhada pelo canal no YouTube do IFB e, também, pelas redes sociais do MTur.

“É uma realização ver este evento acontecer. Precisamos aperfeiçoar o nosso turismo gastronômico e esse evento é o start que estávamos precisando para alavancar este segmento no país. Temos diversas cidades reconhecidas pela Unesco na gastronomia e vamos estruturá-las para valorizar a nossa vocação e dar o estalo para que outras possam surgir. O turismo gastronômico está entre as nossas prioridades para fomento ao turismo no país”, destacou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Durante os três dias de evento, a expectativa é de que cerca de 30 expoentes do turismo e da gastronomia, nacionais e internacionais, se reúnam para debater diversos temas relacionados ao segmento. Convidadas como a canadense e CEO da Culinary Tourism Alliance, Rebecca Mackenzie; e a diretora de cursos e mestrados da Faculdade de Gastronomia do Basque Culinary Center, na Espanha, Idoia Calleja; devem compartilhar suas experiências com os presentes.

Durante a cerimônia de abertura, o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Fábio Pinheiro, destacou a dimensão que o evento tem para a construção de políticas assertivas para o segmento. “Falar de gastronomia no Brasil é complexo, porque em qualquer cidade ou região do país você tem experiências únicas. O desafio dos senhores, que estão aqui hoje, é muito grande e vocês tem um papel muito importante, que é o de transformar vidas, de trocar experiências”, pontuou.

A pesquisadora e professora de gastronomia do IFB e coordenadora do projeto Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil, Ana Paula Jacques, ressaltou os importância deste seminário para o país. “Nós sabemos que para desenvolver uma política contínua, de longo prazo no turismo, é um desafio, mas é também um privilégio, porque esse país, é um país mega diverso, culturalmente rico e que tem potencial para fomento à gastronomia e ao turismo. Conectando esses dois elementos da nossa cultura estamos fazendo com que os nossos destinos possam se desenvolver cada vez mais”, disse.

Para finalizar a cerimônia, o Ministério do Turismo e o Instituto Federal de Brasília certificaram cerca de 140 alunos da primeira TURMA de turismo gastronômico do IFB. Ainda na ocasião, o MTur apresentou o Programa Nacional de Turismo Gastronômico, que se baseia em ações de estruturação e promoção com o objetivo de desenvolver o turismo gastronômico e efetivar a vocação do Brasil como destino de excelência neste segmento, valorizando a diversidade e singularidade de sua gastronomia e contribuindo diretamente para ampliação das vantagens competitivas e o posicionamento do Brasil como destino gastronômico internacional.

SEMINÁRIOS - Na manhã desta segunda-feira (28.03), os Programas Nacional de Turismo Gastronômico e o Experiências do Brasil Rural foram temas de mesas de debates. Entre os assuntos, a coordenadora-geral de Turismo Responsável do Ministério do Turismo, Rafaela Lehmann, e o chef de cozinha, Zeca Amaral, discutiram pontos-chaves das duas iniciativas, que pretendem desenvolver os segmentos no país.

TURISMO GASTRONÔMICO - Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) apontam que a gastronomia é o terceiro maior impulsionador de viagens no mundo. No Brasil, o segmento já movimenta cerca de R$ 250 bilhões anuais, segundo cálculos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). O Brasil também possui quatro cidades reconhecidas internacionalmente pela Unesco por conta da inovação na gastronomia: Paraty/RJ, Belo Horizonte/MG, Florianópolis/SC e Belém/PA.