Diversas entidades empresariais do Rio de Janeiro lutam, há anos, pela nova concessão.

 

Em reunião na INFRA - empresa pública responsável por obras e estruturação de projetos para o setor de infraestrutura e transportes do governo federal, nesta quarta-feira (30), Fecomércio - RJ e Sicomércio Petrópolis reforçaram a necessidade da celeridade no processo da nova concessão para a BR-040. Durante o encontro, foi confirmada a intenção de divisão no processo: a concessão deverá ser feita em duas partes: primeiramente Rio X Juiz de Fora e Juiz de Fora X Belo Horizonte.

A reunião foi realizada com o presidente da INFRA, Jorge Bastos, o deputado federal Júlio Lopes, o assessor especial da presidência da Fecomércio-RJ, Delmo Pinho e o presidente do Sicomércio Petrópolis, Marcelo Fiorini. “A divisão é uma ótima notícia porque poderá acelerar o processo de escolha de uma nova administradora. Agora, o processo que se encontra no Tribunal de Contas da União, será analisado para a definição da modelagem que deverá ser feita”, disse Marcelo Fiorini, acrescentando que, outra boa notícia repassada é de que há a previsão de que entre na obrigatoriedade da nova concessão, a retomada das obras da Nova Subida da Serra já no primeiro ano de atuação da nova administração.

“Anteriormente, a retomada estava prevista para três anos após o início da nova concessão e esta é uma forma de recuperar, em parte, um pouco do tempo perdido. Sabemos que ainda há um caminho a percorrer, mas, de qualquer forma, é uma ótima intenção”, completou Fiorini. Na quinta-feira (31) o mesmo grupo terá uma nova reunião na Secretaria Nacional de Transporte Rodoviário. A ideia é conversar com os técnicos sobre a modelagem da concessão da BR -040. 

 

Luta antiga Vale destacar que a Fecomércio - RJ, Sicomércio Petrópolis e demais entidades empresariais do Rio de Janeiro lutam, há anos, pela nova concessão. Inclusive, uma carta conjunta escrita pelas entidades e, ainda, Firjan e ACRJ (Associação Comercial do Rio de Janeiro) foi entregue ao governo federal, durante a última gestão, solicitando o prosseguimento da modelagem conforme o que foi apresentado e validado nas audiências públicas realizadas pela ANTT.