Estande da Conmebol tem o formato da Taça Libertadores e quer promover a inclusão entre as torcidas

Por: Pedro Sobreiro

A poucos dias de mais uma vez definir a equipe que celebrará a Glória Eterna da Copa Conmebol Libertadores, o Rio de Janeiro recebe um evento de primeira linha para fortalecer ainda mais os laços da Cidade Maravilhosa com o futebol. Isso porque a Conmebol, entidade máxima do futebol sul-americano, trouxe paras as areias de Copacabana sua Fan Zone, repleta de atividades fantásticas para torcedores não apenas dos finalistas da Libertadores, Fluminense e Boca Juniors, mas para os apaixonados pelo esporte mais popular do mundo.

O evento já está aberto, funciona das 14h às 22h, e ficará por lá até a sexta-feira (30). A entrada é gratuita, mas é necessário apresentar um documento oficial com foto. E os menores de 14 anos precisam estar acompanhados do responsável legal.

Quem passa pela praia de Copacabana pode até estranhar uma série de tendas e estruturas diferentes na orla, mas é apenas mais uma das ações publicitárias da Fan Zone. Isso porque o espaço foi montado de forma que quem sobrevoe a praia veja uma taça gigantesca da Libertadores na areia.

"O Fan Zone foi feito no formato da Copa Libertadores, porque a ideia era convidar os fãs para que eles entrassem, sentissem e conhecessem a Glória Eterna aqui dentro. E é um território neutro. Não é feito só para torcedores do Boca ou do Fluminense. É um lugar em que a gente pode viver o clima de Conmebol Libertadores, que já está tomando conta da cidade", explicou a Coordenadora de Marketing da Conmebol, Camila Vieira.

Dentre as ativações disponíveis para o público, a mais espetacular é o Museu da Conmebol Libertadores. Localizado no coração do evento, ele reúne camisas, bolas e itens históricos originais dos campeões brasileiros que tiveram a honra de levantar a taça mais cobiçada do continente.

"O museu conta com relíquias que a gente trouxe lá do Museu da Conmebol, no Paraguai, com acervo dos dez últimos campeões brasileiros da Conmebol Libertadores, e em cada lado do espaço temos as camisas de cada time que vai jogar a final, além de itens históricos que os clubes cederam", comentou Camila.

E segundo a própria descrição do museu, não pense que são apenas camisas usadas. São "testemunhas silenciosas de uma tradição que uniu toda a América do Sul em um vínculo indestrutível com o futebol. Estes objetos evocam momentos de triundo e desafio, de heróis e vilçoes, e de um amor compartilhado pela beleza desse jogo que transcende fronteiras".

De fato, é um acervo riquíssimo. Prato cheio para qualquer torcedor e apaixonado por futebol. No entanto, para quem está acostumado com os cantos das torcidas e o calor das arquibancadas, o silêncio de uma exposição pode parecer estranho. Por isso, foi inaugurada uma quadra de areia, que ficará disponível para os visitantes baterem uma bolinha ou participarem de desafios valendo prêmios. Além disso, haverá um jogo comemorativa com "Legends", times de ex-jogadores lendários. Essa atração especial acontecerá no feriado.

"Temos um campo de jogo para que todo mundo posso jogar um pouco de futebol na areia. A gente vai ter também o jogo com os ídolos na quinta-feira (2). Nós vamos trazer ex-jogadores históricos para jogar na nossa quadra", informou a Coordenadora.

A quadra foi inaugurada em uma ação social com as crianças do Complexo do Alemão, que se divertiram e aprenderam mais sobre o torneio na tarde desta segunda (30).

E a grande estrela do torneio, o motivo de obsessão de técnicos, jogadores e torcedores, não poderia ficar de fora. Com a ajuda de patrocinadores, a Taça Libertadores original está exposta ao público em uma ativação da Coca-Cola, que dá também um copo personalizado de brinde e uma foto oficial enviada por e-mail.

"Dentre as ativações de nossos 'sponsors', temos a exibição da taça original, que será entregue no dia do jogo, para os fãs poderem tirar foto", concluiu Camila.

Essas ativações dos patrocinadores do torneio voltadas para os fãs são pensadas para eternizar o momento na memória dos torcedores e garantir uma série de brindes e fotos para serem guardadas pela eternidade.

O estande do isotônico Powerade, por exemplo, recriou os vestiários do Maracanã na finalíssima para que os fãs possam tirar fotos. Do outro lado do ambiente, há um jogo da memória em larga escala para que os fãs brinquem e ganhem prêmios da Libertadores.

Há também mesas de totó, desafios de embaixadinha e um simulador de pênalti, todos valendo pênaltis. E não podia faltar a sensação do momento, o Teqball, também conhecido como futebol de mesa, que está disponível para brincar.

E para quem planeja passar um bom tempo por lá, foi montada uma praça de alimentação com food trucks e diversas opções de comidas e bebidas.

Por fim, há duas lojinhas com produtos oficiais da Conmebol Libertadores, incluindo bonés com os escudos dos finalistas, copos e faixas do jogo. E para guardar para sempre na memória e nos telefones celulares, uma Taça Libertadores gigantesca está ao lado da quadra para que os fãs tirem fotos.

O investimento da Conmebol em criar essa integração entre torcedores e o futebol é impressionante e funciona como um gigantesco atrativo turístico para o Rio de Janeiro. A estrutura é realmente de primeira linha e se assemelha muito às ativações pré-jogo dos confrontos de Copa do Mundo, a principal competição entre seleções do planeta. É um excelente programa para o feriadão. E a pedida perfeita para os torcedores dos times envolvidos na finalíssima, que certamente não aguentam mais esperar por sábado.