Destinos preferidos da maioria dos participantes são os que oferecem turismo de sol e praia

O turismo no Brasil tem contribuído significativamente para a geração de novos postos de trabalho e para a geração de renda da população.  E esse impacto já é sentido pela população brasileira que elencou o setor de viagens como a segunda atividade econômica mais importante do país. Em primeiro lugar aparecem empatadas Tecnologia e Comércio com média 9 em uma escala de 0 a 10. Turismo aparece com média de 8,8 empatado com os setores da indústria e da agropecuária.

Acesse AQUI a apresentação.

Os dados são de uma pesquisa inédita realizada pelo Ministério do Turismo que ouviu 2.029 mil pessoas em uma amostra representativa da opinião pública brasileira, em todas as Unidades da Federação. O estudo foi apresentado nesta segunda-feira (22.01), em Brasília.

"A pesquisa mostra o sentimento do brasileiro querer viajar pelo país e isso é importante para a construção de novas políticas públicas que ajudem a ampliar a capacidade do turismo de impulsionar a economia. As agências de viagens vão buscar informações nessa pesquisa para o seu planejamento, em termos de construção de novos produtos turísticos, de novas rotas turísticas, saber o que é o sentimento do mercado, o que o turista busca e, sem dúvida nenhuma, esse Verão agora que já começou vai ser o melhor Verão da história do Brasil”, ressaltou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Ainda de acordo com a pesquisa, o setor do turismo é percebido como importante em todos os atributos avaliados, como geração de emprego e renda (88%), economia do país (88%) e desenvolvimento regional (84%). Vale destacar que segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o turismo e a segunda atividade que mais emprega, atrás apenas da construção civil. 

De cada 10 brasileiros, seis acreditam que o potencial de exploração do turismo como atividade econômica é alto ou muito alto no país. Além disso, para 79% dos entrevistados o turismo traz mais benefícios para os destinos do que prejuízos.

ESTÍMULO A VIAGENS - A fim de incentivar e facilitar a realização de viagens pelo país, o Ministério do Turismo lançou o Programa “Conheça o Brasil”, nas versões “Voando”, “Realiza” e “Cívico”.

A iniciativa engloba ações para a ampliação da conectividade e da mobilidade, com especial ênfase às localidades turísticas regionais; e o aumento do número de turistas nos destinos brasileiros, estimulando a abertura de negócios por prestadores de serviços turísticos e fomentando a competitividade do setor.

O programa também intensifica a geração de emprego e renda nas comunidades que recebem visitantes, promovendo, assim, um impacto positivo e sustentável no desenvolvimento econômico local.

METODOLOGIA – O levantamento “Tendências de Turismo” foi realizado pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI). As entrevistas foram realizadas entre 07 e 11 de dezembro de 2023.​

“A pesquisa é uma amostragem representativa da opinião pública brasileira, ou seja, ela de fato falou com todos os perfis da opinião pública da sociedade. Isso faz com que a gente tenha dados superpoderosos do ponto de vista da representatividade pra gente apontar as principais tendências de turismo do brasileiro”, destacou André Jacomo, diretor do IPRI.

Acesse AQUI a pesquisa completa.

Ao todo, foram 2.029 entrevistas domiciliares com cidadãos a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação. A margem de erro no total da amostra é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento traz recortes com quotas de sexo, idade, região, escolaridade e renda.​

Confira a transmissão do evento no YouTube.