Durante a Fitur, a Setur-BA também manteve contatos com grupos hoteleiros, companhias aéreas e operadoras de viagens
A Bahia foi o destino mais procurado entre os estados brasileiros expositores na Feira Internacional de Turismo de Madri (Fitur), encerrada neste domingo (28), na capital espanhola, após cinco dias de programação. No espaço Ifema circularam 250 mil pessoas, reunindo operadores e agentes de viagens e visitantes de diversas regiões do mundo. A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) recebeu os participantes em seu estande, com baiana típica, fitinhas do Senhor do Bonfim e degustação de acarajé, cachaça, farofa especial e chocolate, além da experiência 3D (realidade virtual) sobre atrações de Salvador. O órgão divulgou as 13 zonas turísticas do estado, visando conquistar mais turistas estrangeiros.
 
O ministro brasileiro do Turismo, Celso Sabino, destacou a presença baiana na feira. “A Bahia é um dos principais atrativos do Brasil. O estado tem tudo que um país da Europa gostaria de ter, como belezas naturais incomparáveis, cultura diversificada e gastronomia única. Temos a parceria entre os governos federal e estadual, para que a Bahia ocupe o lugar que ela merece no cenário mundial”, pontuou.
 
“Obtive informações sobre o turismo na Bahia, em busca de destinos que oferecem experiências originais, com o objetivo de montar grupos de viajantes para esse lugar tão interessante do Brasil", revelou a agente de viagens espanhola Deborah Mellado Murga.
 
Segundo a concierge baiana Rita Liliana, que trabalha em Madri, “quando a gente fala que é da Bahia, o espanhol quer logo saber detalhes sobre as nossas tradições, e os voos diretos Madri-Salvador facilitam muito o intercâmbio turístico entre as duas cidades“.
 
Durante a Fitur, a Setur-BA também manteve contatos com grupos hoteleiros, companhias aéreas e operadoras de viagens, como parte das ações de prospecção de novos voos internacionais e investimentos turísticos. No estande do Brasil, a secretaria fez uma apresentação sobre a infraestrutura e os atrativos oferecidos pela Bahia, que foi acompanhada por profissionais do setor e visitantes.
 
“Participar de um evento de tamanha magnitude, como a Fitur Madri, nos coloca no cenário global do turismo, com a perspectiva de atrair um número maior de visitantes internacionais para destinos baianos, uma das prioridades do nosso planejamento. Após o trabalho na Espanha, estaremos em Portugal para a BTL Lisboa, outra feira de alcance mundial”, explicou o diretor de Promoção da Setur-BA, Pedro Gramacho.