Além de reverenciar grandes mestres baianos, o festival busca fortalecer conexões internacionais.

Um roteiro turístico por lugares ligados à tradição da capoeira no Centro Histórico de Salvador é um dos destaques do 10º Festival Internacional de Capoeiragem, aberto na noite de quarta-feira (31), na Arena Sesc-Senac, no Pelourinho. Houve a apresentação do grupo do Mestre Acordeon, baiano que ensina capoeira no exterior, e homenagens a ídolos do segmento. Promovido pelo Instituto CTE Capoeiragem, dirigido por Mestre Balão, o evento tem o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), por meio da Sufotur. A programação seguiu até sábado (3), com oficinas, debates, ações culturais e formatura.

“Mapeamos 22 pontos no Centro Histórico, onde ocorreram fatos relacionados à capoeira, entre os séculos 19 e 20, e batizamos de tour capoeirístico, que pode ser feito também virtualmente. Vamos fazer o passeio no sábado, saindo do Elevador Lacerda”, explicou Mestre Balão. O tour virtual está disponível no site www.mapadacapoeira.com.br.

Além de reverenciar grandes mestres baianos, o festival busca fortalecer conexões internacionais. “Conheci a capoeira há 20 anos, em meu país, e agora realizo o sonho de conhecer a Bahia. Visitar lugares que eu só ouvia falar em músicas está sendo uma glória. O povo é simpático e acolhedor, e a cultura é muito rica”, pontuou o capoeirista Walter Neguinho, de Cabo Verde, na África.

A portuguesa Olga Monteverde Wallraff assistiu à primeira apresentação de capoeira, em Lisboa, ficou encantada e virou professora da mistura de luta e arte.  “Comecei a tomar aulas e hoje ensino capoeira na Alemanha, onde passei a morar. Vim conhecer Salvador em 2001, cidade que faz eu me sentir em casa. Quero trazer meus alunos para férias na Bahia”, relatou.