Em fevereiro, os cruzeiros Ambition, Vinking Sea, e Zaidan, devem aportar em Santarém. 

Após o período de pandemia, Pará volta a ter as rotas mais procuradas pelos transatlânticos, recebendo cruzeiros internacionais com maior frequência. A temporada 2023/2024 superou o ano pré-pandemia na totalidade de passageiros nos navios.

A previsão é que em 2024, 15 mil cruzeiristas circulem na capital Belém,  em Alter do Chão e Santarém, no oeste do estado. Em 2023, o número foi de 13 mil passageiros. Já em 2019, ano anterior à pandemia, o número foi de 14 mil passageiros. Os dados são do instituto de consultoria Oxford Economics.

Só para alguns exemplos, em 31 de janeiro deste ano, o cruzeiro marítimo “Splendors of the Sea”,  atracou no trapiche de Icoaraci, distrito de Belém. O navio com bandeira das Ilhas Marshall trouxe a bordo 700 turistas e 540 tripulantes. O transatlântico ficou ancorado em Belém até às 19h, e seguiu viagem para Devel's Island, na Guiana Francesa. 

Para o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Lucas Vieira, esses números reforçam os investimentos do Governo do Estado em infraestrutura  turística e também temos a chancela da ONU de sermos sede da COP-30.
 
"Os olhos do mundo voltam para Belém, é o nosso grande momento de crescer mais, de atrair mais turistas, de investir mais para que todos conheçam nossa cultura, nossa culinária, nossos atrativos e principalmente momento de deixar um legado para a população", assinala o secretário Lucas Vieira.

Temporadas 2023/2024 - A temporada começou em outubro de 2023, com o cruzeiro Seabourn Pursuit  ancorando em Alter do Chão, no dia 21. Em 2024, estão previstos cruzeiros até março. 

Em fevereiro, os cruzeiros Ambition, Vinking Sea, e Zaidan, devem aportar em Santarém. 

Em março, o navio Amedea deve aportar no trapiche de Icoaraci, no dia 11. Já no dia 24, o navio MSC Poesia aporta na Estação das Docas, um dos principais equipamentos turísticos de Belém. Já em Santarém aportam 7  navios, entre eles Zaadan,Viking Sea, Seabourn Quest, Vinking Sea, Amadea e Marina. E em Alter do Chão, estão previstos 6 navios durante o mês.