Proximidade com o Rio, folga prolongada e rede de excelência impulsionam cidade como destino ideal para o período

 

O Petrópolis Convention & Visitors Bureau enxerga o “super feriadão” do G-20, em novembro, como oportunidade para incrementar o Turismo em Petrópolis.  A proximidade com o Rio, a folga prolongada e a rede horteleira e de gastronomia de excelência tornam a cidade o destino ideal para o período. A capital, que sedia a cúpula do G-20, que reúne as 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e a União Africana, além de oito países convidados e 15 organismos internacionais como o FMI e Banco Mundial, decretou  feriado nos dias 18 (segunda-feira) e 19 (terça-feira)  de novembro. O feriadão de seis dias fica então formado incluindo o 15 de novembro (Dia da República, na sexta-feira) e o 20 de novembro  (Consciência Negra, na quarta-feira).

“Petrópolis pode hospedar público participante e também da força de trabalho que vai atuar no G-20, além de ser um destino para o carioca que vai estar de folga. A prefeitura do Rio decretou ponto facultativo para reduzir a circulação de pessoas na capital no período por questão de segurança aos chefes de estados e suas comitivas e o morador do Rio ‘ganhou’ uma folga extra, considerável. É a oportunidade para viajar e nossa cidade se apresenta como destino ideal”, afirma o presidente do Petrópolis Convention, Samir el Ghaoui.

O Petrópolis Convention está incentivando o trade turístico na antecipação da divulgação de promoções e pacotes de novembro para que o turista reserve com antecedência.  “É uma oportunidade para subir ainda mais a ocupação que estará em alta com a realização do Rock the Mountain, em Itaipava, coincidindo na sua segunda semana de atrações, com os dias 16 e 17. O público do festival pode prolongar a estadia na cidade e o período atrair ainda mais visitantes”, considera Samir el Ghaoui.  Em novembro também estará em curso o Petrópolis Gourmet, quinto maior festival de gastronomia do país (08 a 24 de novembro), uma realização do Petrópolis Convention.

Em novembro de 2023, os dois primeiros finais de semana em Petrópolis, com o Rock The Mountain mantiveram ocupação superior a 80% e com o feriado de 15 de novembro, em uma quarta-feira, até o 20 de novembro, em uma segunda, a ocupação ultrapassou 90%. Para o Petrópolis Convention, este índice pode subir ainda mais e se manter em ascensão até o domingo seguinte, dia 24 de novembro.

A capacidade da rede hoteleira e de gastronomia de Petrópolis são diferenciais para o turismo. A cidade tem 120 meios de hospedagem que somam 6,5 mil leitos, além de 350 bares e restaurantes, um dos maiores polos gastronômicos do país. “Quando se fala na quantidade de leitos, uma ocupação de 100% significa hospedar pelo menos 25 mil pessoas. É uma soma considerável em comparação a outras cidades com menos meios de hospedagem. Além disso, a gastronomia é um referencial com uma gama expressiva de opções”, completa o presidente do Petrópolis Convention, pontuando ainda os atrativos de diferentes segmentos da cidade.