Uma equipe técnica da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) visitou, esta semana, o município de Santana do Araguaia, na Região Turística do Araguaia, para a promoção de uma série de iniciativas para fortalecer o turismo e aumentar o fluxo de turistas na região.

 

 
 
 

Foram realizadas visitas técnicas a 26 empreendimentos dos segmentos de hotelaria, restaurantes e pesca esportiva. "Fizemos uma sensibilização dos prestadores de serviços sobre a importância de participar do Cadastur, ter acesso a benefícios e créditos e sobre a lei 11.305, que prevê acessibilidade em meios de hospedagem. Essa ação visa capacitar os empreendimentos não só de Belém, mas de todo o Pará para a COP-30 em 2025", comentou Margarete Carvalho, gerente de Qualificação de Serviços Turísticos da Setur.

 

Também foi realizado o Workshop do Cadastur 3.0 para empresários e prestadores de serviços turísticos, na quarta-feira (28). Na ocasião, 13 empreendimentos realizaram o cadastro na plataforma do Ministério do Turismo. O treinamento do Cadastur em sua versão 3.0 é fundamental para representantes tanto do poder público municipal como para empreendedores do setor turístico, a exemplo de proprietários e funcionários de restaurantes e pousadas.

 

Criado pelo Ministério do Turismo, o Cadastur é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico. É obrigatório para Meios de Hospedagem, Agências de Turismo, Transportadoras Turísticas, Organizadoras de Eventos, Parques Temáticos, Acampamentos Turísticos e Guias de Turismo -MEI (Microempreendedor Individual). Outras atividades podem ser cadastradas em caráter opcional. Ele permite ao prestador atuar legalmente, de acordo com a Lei do Turismo, por meio da emissão do Certificado Cadastur, assim como oferece benefícios aos cadastrados. 

 

A palestra também contou com parceiros do Banpará que abordaram sobre acesso ao Fugentur (Fundo Geral do Turismo) e do Sebrae- Pará (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) que palestraram sobre como se inscrever no MEI (Microempreendedor individual).

 

O secretário de Cultura, Lazer, Esporte e Turismo de Santana do Araguaia, Carlos Vicente, agradeceu a equipe da Setur. "Reunimos empresários, autoridades e lideranças e prestigiamos esse trabalho de grande valor, já entramos no Mapa do Turismo e agora com o Cadastur qualificamos nosso município para ser um referencial no Pará e em todo Brasil", sinalizou.