Evento acontece em São Paulo, entre os dias 15 e 17 de abril, e reúne a indústria de viagens e turismo nacional e internacional

Chegou a vez do Brasil! A 11ª edição da WTM Latin America, principal evento de turismo da região, pousou em solo brasileiro e, entre os dias 15 e 17 de abril, vai reunir em São Paulo (SP) a indústria de viagens nacional e internacional. O Ministério do Turismo (MTur) participa da feira divulgando o conjunto de atividades realizadas para a promoção do turismo brasileiro, como o rol de ações do programa “Conheça o Brasil”, que tem o objetivo de incentivar e facilitar as viagens pelo país. São esperados 27 mil visitantes durante os três dias de programação.

A WTM Latin America é um dos principais eventos do setor e conta com apoio do MTur desde a sua primeira edição. A Pasta contribui com o evento por meio de incentivo financeiro de mais de R$ 452 mil, para prestigiar os profissionais de viagens e turismo e empresas expositoras que se encontram para fazer networking, negociar e descobrir as últimas novidades do setor.

A ministra substituta do Turismo, Ana Carla Lopes, falou do impacto positivo que a feira tem para o turismo brasileiro. “Estou muito feliz em representar o ministro nesse evento, que é o maior da América Latina. Receber a WTM no Brasil reforça a potência da nossa atividade. Estamos sediando o escritório da ONU Turismo para as Américas e o Caribe, então temos que, cada vez mais, apoiar ações que promovam o desenvolvimento turístico da nossa região. Isso atrai visitantes, investidores e novos recursos para o país", destacou Ana Carla Lopes.

A feira oferece conexões de negócios qualificados e conta com uma extensa programação, incluindo a participação do MTur na reunião do Conselho Nacional do Turismo (CNT), que irá discutir ações, políticas públicas e os direcionamentos do setor. "É um momento de conversar com os diversos segmentos do setor e, juntos, potencializarmos o turismo, essa mola propulsora importante para o desenvolvimento econômico e o combate às desigualdades sociais", completou a ministra em exercício.

AGENDA - Na terça-feira (16.04), Ana Carla Lopes participa da abertura da 2ª Assembleia Geral Ordinária do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Fornatur), da cerimônia de entrega do Prêmio de Turismo Responsável e do lançamento do livro “Turismo Responsável: resultados que inspiram”.

A publicação inédita é fruto de uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com o Instituto Vivejar. O e-book, disponível gratuitamente, traz 10 exemplos de iniciativas sustentáveis que estão se tornando referências no setor no Brasil. O livro oferece uma base teórica das premissas, surgimento e desenvolvimento do Turismo Responsável e ainda fornece dicas sobre como implementar a responsabilidade nos empreendimentos do segmento, além de motivar a adoção dessas práticas ao longo do processo.

VISIBILIDADE - O MTur montou na WTM um espaço dedicado ao Experiências do Brasil Original (EBO) para apoiar a comercialização das experiências de turismo de base comunitária desenvolvidas no projeto, além de promover sua aproximação com o mercado turístico, estimulando a efetivação de negócios. Estarão presentes no local representantes das Comunidades Quilombolas Povoado do Moinho (GO) e África e Laranjituba (PA), e das comunidades indígenas dos Borari (PA) e Raposa I (RR).

O EVENTO - A WTM Latin America traz o mundo para a América Latina e promove a região para o mundo. É uma das principais feiras de turismo, no qual a indústria de viagens se reúne para negociar e fechar contratos que contribuem com o posicionamento da região como uma das áreas mais importantes da indústria mundial do setor, além de ser o espaço ideal para empresas expositoras se encontrarem para promover networking, negociar e descobrir as últimas novidades do setor.

A feira também promove o Prêmio Turismo Responsável, uma iniciativa que premia as histórias mais inspiradoras do setor de viagens e turismo para a promoção do desenvolvimento sustentável. Este ano, 22 finalistas de 10 países concorrem à quarta edição da premiação, em seis diferentes categorias. Entre mais de 150 inscritos, o Brasil concorre com seis finalistas. Os vencedores serão anunciados no dia 16 de abril.

AÇÕES AMBIENTAIS – Pensando em um ambiente com menos impacto ambiental, este ano a WTM vem com uma nova proposta. Nesta edição, a feira tem incentivado os expositores a reduzirem a distribuição de material impresso, usando exclusivamente em formato digital materiais como catálogos, mapa do evento e até mesmo o convite para a cerimônia de abertura.

Para diminuir o uso de papéis, o evento disponibiliza um aplicativo concentrando todas as ofertas e panfletos dos patrocinadores. Por meio do celular, os expositores escaneiam as credenciais dos participantes, coletando seus dados de contato, evitando assim a distribuição de panfletos promocionais ou brindes em larga escala, preservando o meio ambiente.