Prêmio foi entregue pelo Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas nesta sexta feria, dia 12, na Capital Paulista onde aconteceu o 3º Mundial do Queijo 2024.

A queijaria integra a Rota do Queijo, em Valença

A Queijaria Du’Vale de Valença, no Vale do Café no Sul Fluminense, acaba de receber Medalha de Ouro como produtora do Melhor Doce de Leite do Mundo. 

A premiação ocorreu nesta sexta-feira, dia 12 de abril, no Teatro B32, em São Paulo, onde está ocorrendo, até amanhã, domingo, o 3º Mundial do Queijo 2024. Ao todo, os produtores de Valença que participam do evento, conquistaram 27 medalhas de Ouro, Prata e Bronze. 

O Prêmio de Melhor Doce de Leite do Mundo, foi entregue à Rodrigo do Vale, pelo Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas que é o anfitrião do Evento.

“Estou ainda muito emocionado com essa premiação. E esse prêmio é de todos lá do Du’Vale em Valença que também estão muito emocionados por produzirmos o Melhor Doce de Leite do Mundo. Quero agradecer ao Sebrae e principalmente ao Secretário de Turismo do Rio, Gustavo Tutuca e ao Assessor Especial da Setur Wanderson Farias, que são os grandes incentivadores da nossa região. Tem muitos outros agradecimentos a todos que torcem por nós” disse emocionado.  

Ao todo, participaram mais de 180 produtores com mais de 2mil produtos de todo o Brasil e de outros países.

ROTA DO QUEIJO:  O Governo do Estado, por meio das Secretarias Estaduais de Turismo, (Setur), de Agricultura e de Desenvolvimento Econômico,  vem ampliando os incentivos e apoio aos Produtores de Queijos Artesanais de Valença, incrementando e ajudando a fortalecer o Turismo na região do Vale do Café. 

No 3º Mundial do Queijo em São Paulo, estão presentes, além da Du’Vale, a Latte Buono, Sítio Vale dos Ventos e Capril do Lago. 

Todos, de uma forma ou outra, vem sendo reconhecidos nacionalmente, e em algumas ocasiões, mundialmente como os melhores produtores do segmento. 

No ano passado, na França, a região também ficou com Medalha de Ouro. Valença, também recebeu o Titulo de Capital Estadual do Queijo. Nesse 3º Mundial em São Paulo os produtores de Valença, foram os que mais receberam prêmios. 

“A Rota do Queijo surgiu como forma de atrair os amantes dessa maravilha gastronômica que são os queijos e outros derivados. O nosso Secretário de Turismo, Gustavo Tutuca, sempre teve um olhar especial para o nosso Vale do Café e nos confiou o desfio de movimentar toda essa região. Ficamos gratos com resultados como esse agora como o Melhor Doce de leite do Mundo” comentou Wanderson Farias, assessor Especial da Setur-RJ e coordenador as Ações do Turismo no Vale do Café.

APL DO VALE DO CAFÉ – O Arranjo Produtivo Local do Vale do Café, criado recentemente com o apoio da Setur, engloba, além dos produtores de Queijos, fazendas produtoras de Café e também de Cachaça. 

O Arranjo conta com as participações, da Setur, das Secretarias Estaduais de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, do Sebrae, Ascarj e Sicomercio. 

O APL tem como objetivo, apoiar quem produz e atrair novos produtores, unindo atividade turística com agricultura, movimentado a Economia da região. 

ROTA DO VALE: Criado com o apoio da Setur, a Rota do Vale tem como proposta oferecer aos Turistas uma experiência turística com gastronomia rural. Através de uma passeio de um dia, os visitantes conhecem uma Fazenda Histórica do Século XIX que produz Café, uma propriedade de Queijos Artesanais e por fim um alambique com cachaças premidas.  

WTM 2024 SÃO PAULO -   A Secretaria Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, participa entre os dias 15 e 17 de abril (segunda e quarta feira) de uma das maiores feiras que envolvem o setor de turismo da América Latina. 

Estão sendo esperados quase 30 mil profissionais do segmento em São Paulo, no Expo Center Norte. Alguns desses produtores do APL Valle do Café (Queijo, Café e Cachaça) também estarão presentes no Stande montado pela Setur, para divulgar as 12 regiões turísticas do Estado. 

“É realmente muito gratificante perceber que o Estado do Rio de Janeiro, vem sendo conhecido e reconhecido, como um dos principais Polos Turísticos do Mundo.O trabalho que vem sendo desenvolvido por nossa equipe do Turismo, gera excelentes resultados. E poder mostrar exemplos, como esses dos nossos Queijos, Cachaças e Café, premiados como melhores do mundo, faz com que a gente continue cada vez mais nesse sentido. E vamos apoiar 12 regiões turísticas do Estado, cada uma com sua características e vocação. Já sabemos que essas ações no Vale do Café, servem de referência.” Finalizou Gustavo Tutuca, Secretário Estadual de Turismo.