Oitenta artífices do município da Costa do Sol, cadastrados no Programa Estadual de Artesanato, receberam o documento que dá acesso a microcrédito e a descontos na compra de matérias-primas

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), por meio do Programa Estadual de Artesanato, entregou, nesta quarta-feira (15/05), 80 carteiras do Artesão a profissionais do município de Macaé, na Costa do Sol. O documento foi entregue aos artífices que cumpriram todas as etapas do cadastramento, exigidas pelo Programa, que agora têm sua atividade profissional reconhecida em todo território nacional. 

 

Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo, ressaltou a importância da carteira para os artesãos

 

-  O turismo depende do artesanato e o artesanato depende do turismo. A atividade cria identidade cultural nos municípios, garantindo a renda de muitas famílias. Com a Carteira Nacional do Artesão, o profissional tem acesso a uma série de benefícios, incluindo uma linha de crédito diferenciada - explica Tutuca.

 

O artesão Alexandre Coutinho, morador de Macaé, faz luminárias artesanais, utilizando diversas matérias-primas e disse estar muito feliz com a oportunidade de receber a sua carteira.

 

- Hoje é um dia muito especial para nós artesãos de Macaé, que estamos recebendo a tão esperada Carteira Nacional do Artesão. Um documento que nos reconhece e ainda traz muitas oportunidades dentro da segmentação do Artesanato - disse Alexandre, durante a cerimônia de entrega das carteiras. 

 

Carteira Nacional do Artesão

 

Com a Carteira Nacional do Artesão, os profissionais conseguem acesso a políticas públicas, como microcrédito e descontos, além de poderem participar de feiras municipais, estaduais e federais. Além disso, são propostos cursos de capacitação para que os profissionais possam aprender novas técnicas e dessa forma expandir seus produtos e vendas, aumentando a renda.

 

O ArtCredRJ, programa inédito, foi viabilizado por meio de parceria entre a Agência de Fomento Estadual (AgeRio) e a Setur-RJ, e disponibiliza financiamento para artesãos fluminenses que possuem a Carteira Nacional do Artesão. O valor do crédito é de R$ 300 a R$ 21 mil, com taxa de 0,25% ao mês. O prazo é de 24 meses e a carência de 12 meses. O crédito pode ser usado para aquisição de máquinas, equipamentos, reformas, reposição de estoque e capital de giro.

 

- O maior benefício da carteira é o reconhecimento da profissão em todo o território nacional, além disso o documento serve como pré-requisito de uma linha de crédito, por meio da parceria com a AgeRio, fora as oportunidades de capacitação por meio de parcerias com o Sebrae - conclui Marcel Vasconcelos, coordenador do Programa Estadual do Artesanato da Setur-RJ. 

Da esq. para dir: o Coordenador do Programa do Artesanato de Macaé, Bruno Ribeiro; Artesão de Macaé, Alexandre Coutinho; Coordenador do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, Marcel Vasconcelos e o Secretário de Cultura de Macaé, Leandro Mussi.

17º Salão do Artesanato

Símbolo da diversidade cultural brasileira, a produção artesanal do estado do Rio de Janeiro esteve em destaque no Distrito Federal, entre os dias 8 a 12 de maio, durante o 17º Salão do Artesanato. A Setur-RJ participou do evento, que aconteceu na Arena do Pátio Brasil, em Brasília, com um estande próprio (40m²). A ação teve o objetivo de reunir as comunidades artesãs do Brasil em um evento, que mostrou a diversidade da produção artesanal, incentivando a comercialização de produtos e estreitando as relações comerciais.