O mega evento deste final de ano contará com diversas atrações artísticas, e uma grande mobilização do metrô, polícias militar e civil

Na foto: o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPturis, Marcelo Rehder; Rogério Bruxelas, diretor de marketing do Magazine Luiza; Ricardo Baco Acunha, gerente geral do Banco do Brasil; Gustavo Segantini, gerente geral de marketing da Ambev; Fernando Barta Felicios, Tenente e Coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Leonardo Ueda, Analista de desenvolvimento da companhia de Metrô do estado de São Paulo; Igor Cardoso vice-presidente e diretor de eventos da São Paulo Turismo

Aconteceu na data de hoje (20) às 11h30 a coletiva de imprensa sobre a 17ª edição do Reveillon na Av. Paulista. O evento foi acolhido pelo Palácio das Convenções no Anhembi, localizado na Av. Olavo Fontoura. A coletiva contou com a presença de representantes de diferentes setores do grande evento que ocorrerá durante a virada do ano, no dia 31/12, as 19h30.

“O Reveillon da Avenida Paulista é uma festa eclética, multicultural e grandiosa, como a própria cidade. Mostra a importância de São Paulo para o Brasil e também a força da cidade como destino cultural e antenado. Esperamos que o evento deste ano seja extraordinário e que emocione a todos” afirma o realizador do evento, Marcelo Rehder.

Compondo a bancada da coletiva de imprensa, estavam presentes, o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPturis, Marcelo Rehder; Rogério Bruxelas, diretor de marketing do Magazine Luiza; Ricardo Baco Acunha, gerente geral do Banco do Brasil; Gustavo Segantini, gerente geral de marketing da Ambev; Fernando Barta Felicios, Tenente e Coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Leonardo Ueda, Analista de desenvolvimento da companhia de Metrô do estado de São Paulo; Igor Cardoso vice-presidente e diretor de eventos da São Paulo Turismo e a Inspetora da Polícia Civil, Maria das Dores, que se juntou à mesa posteriormente para substituir o Comandante da Polícia Civil, que não pode estar presente devido a uma emergência.

O tema desta edição do Reveillon é "Todos os povos se encontram aqui", comemorando o aniversário de 460 anos. O evento é um oferecimento do Banco do Brasil, da Prefeitura de São Paulo e da Lei de incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com patrocínio da Master da Cielo e co-patrocínio das empresas: Petrobras, Brahma e Magazine Luiza, com apoio da Associação Paulista Viva.

No quesito segurança, o Tenente Coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Fernando Barta Felicios afirma que evento terá grande policiamento em toda a extensão da Av. Paulista, assim como suas adjacentes. Será montando guarda desde a Av. Ministro Rocha de Azevedo, abrangendo também a Rua Augusta, até a Av. Brigadeiro Luiz Antônio. A polícia deve atuar na área, com um contingente de 1.200 á 1.300 policiais militares, em toda a área que compreende o evento. O policiamento contará também com cerca de 150 viaturas, atuando em toda a região periférica do lugar.

Ele explica também, que, nos cruzamentos, pontos de acesso e pontos de bloqueio da região, será formada uma estrutura de revista de pertences dos transeuntes do evento, ficando proibida a circulação com quaisquer objetos explosivos, pontiagudos, cortantes, que possam de qualquer forma levar a ferir, agredir ou matar, medida tomada para evitar atos criminosos e garantir a segurança de todos. A respeito de roubos e furtos, ele deixou seu alerta à população, para tomar cuidado tanto ao armazenar, como ao manejar seus pertences durante o evento, para evitar chamar a atenção de indivíduos mal intencionados. Serão posicionadas 15 câmeras ao longo da Av. Paulista, para monitoração da população presente. Ele informa também, que haverá contenção de manifestações de caráter reivindicatório por parte de grupos que demonstrem intenção de praticar vandalismo.

A Inspetora da Polícia Civil Maria das Dores, explicou que serão tomadas medidas de prevenção de irregularidades e proteção do público, preservação do espaço público, para que todos possam transitar de forma tranquila. A Polícia Civil estará atuando tanto em policiamento volante, quanto em policiamento fixo, posicionando viaturas na Alameda Santos, Cincinato Braga, Avenida Paulista com a Brigadeiro Luiz Antônio e na Santo Antônio Pinhal. Pessoas em situação de risco serão encaminhadas a rede de proteção social da região central.

São mais de 4,5 mil profissionais de diversas áreas: Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana, Companhia de Engenharia de Tráfego e seguranças particulares; trabalhando direta ou indiretamente para uma bem sucedida realização do evento.

Os metrôs, representado por Leonardo Ueda, adotarão medidas especiais durante este período para melhor atender à população. Ele explica que as estações do metrô Paraíso, Brigadeiro, Consolação e Paulista estarão abertas durante todo o evento para embarque e desembarque, a estação Trianon-Masp será fechada as 18:00 do dia 31 e será aberta as 4:40 do dia 1/01/2014. As demais estações ficarão disponíveis para embarque e desembarque até as 2h da manhã, após este horário, ficarão disponíveis somente para desembarque. A frota será reforçada, assim como a quantidade de funcionários para o auxílio aos passageiros do metrô. Ueda frisa também a importância de se adquirir passagens de metrô com antecedência, para evitar filas e aglomerações nas estações.

As atrações musicais da virada atenderão a todos os gostos e estilos. Dentre as estrelas que se apresentarão no palco: Nx Zero, Sampacrew, Paulo Ricardo, Toquinho, Marcelo Bonfá, Maurício Gasperin, Supla, Fernando e Sorocaba, Baile Simonal e Escola de Samba Mocidade alegre, com duas homenagens especiais: Toquinho homenageando 100 anos de Vinícius de Moraes, e Marcelo Bonfá faz tributo a banda Legião Urbana.

Texto: Bárbara Carvalho