O centro de visitação das Paineiras será construído nas antigas instalações do Hotel desativado há 30 anos

 

Projeto do Centro de Visitantes das Paineiras

Por Rafael Bonfim

Na manhã desta quarta-feira, 12/08, representantes do consórcio Paineiras-Corcovado, Parque Nacional da Tijuca, Grupo Cataratas do Iguaçu, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio e o secretário Especial de Turismo do Rio de Janeiro, Antonio Pedro Figueira de Mello realizaram uma coletiva de imprensa para apresentar o Centro de Visitantes das Paineiras que vai ocupar as antigas instalações do Hotel Paineiras desativado há 30 anos. As obras de construção do novo atrativo serão iniciadas até setembro e o espaço vai gerar melhor infraestrutura para os visitantes do Corcovado, principal símbolo do Brasil no mundo.

A primeira fase do projeto teve a licença concedida pelo IBMA e está orçado em R$ 65 milhões e estará totalmente finalizado antes dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A fase inicial inclui o prédio principal do antigo hotel e o Alpendre. No espaço será instalada uma exposição multimídia permanente sobre o Parque Nacional da Tijuca, lojas, um restaurante com vista panorâmica e outro com deck bar e lanchonete.

Manoel Browne, diretor de relações institucionais do Grupo Cataratas do Iguaçu; Antonio Pedro, secretário Especial de Turismo do Rio; Ernesto Viveiros de Castro, chefe do Parque Nacional da Tijuca; e Pablo Mórbis, diretor geral do consórcio Paineiras-Corcovado

 

De acordo com Ernesto Viveiros de Castro, chefe do Parque Nacional da Tijuca, o projeto de construção do Centro de Visitantes das Paineiras começou a ser idealizado a cerca de 10 anos com o objetivo de utilizar o espaço ocioso, outrora utilizado pelo Hotel das Paineiras, para qualificar e ordenar o turismo no Corcovado e oferecer ao turista uma experiência de qualidade. Viveiros frisou ainda que o Parque Nacional da Tijuca é o mais visitado do país e recebe cerca de 3 milhões de turistas ao ano, além de ocupar cerca de 7% da território da cidade.

O diretor geral do consórcio Paineiras-Corcovado, Pablo Mórbis, destacou que cerca de 120 funcionários estarão envolvidos na construção do novo espaço para que a entrega seja até julho do próximo ano. Além disso, Mórbis reforçou que a premissa básica adotada é adequar o receptivo para receber melhor os visitantes que estarão na cidade durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos . Pablo comentou ainda sobre a questão do impacto ambiental da construção no Parque Nacional da Tijuca, “Vamos fazer uma reforma quase sem uso de concreto, as estruturas serão aumentadas com uso de metais e vidros que não geram resíduos sólidos e com a utilização de materiais ambientalmente corretos, além de monitoramento arqueológico e um plano de controle ambiental aprovado pelo ICMBio e Ibama”.

Otimista com a construção do novo atrativo no maior cartão postal da cidade, o secretário Especial de Turismo do Rio de Janeiro, Antonio Pedro, destacou a importância da realização de projetos em parceria público-privado para o turismo do Rio de Janeiro. Antonio Pedro aproveitou a ocasião para ressaltar a importância de atender a Barra da Tijuca, que já é o segundo polo turístico carioca. “A Barra da Tijuca está crescendo a cada dia, com a proximidade dos Jogos Olímpicos, precisamos criar um posto de atendimento e trazer os turistas de lá para o Corcovado, assim como existe em Copacabana e no Largo do Machado”.

A segunda etapa de construção do Centro de Visitantes das Paineiras inclui uma área de transferência e um estacionamento para ordenamento do trânsito no local.

* Fotos: Antonio Almeida