Segundo a presidente da aérea, a novidade visa abrir espaço para o crescimento do setor
A Latam anunciou na noite de quarta-feira (8) uma nova forma de cobrança das tarifas. O novo modelo se assemelha ao usado pelas companhias low cost, e oferecendo uma tarifa básica aos passageiros e deixando à escolha deles acrescentar serviços e benefícios que aumentem o preço. Na manhã desta quinta-feira, a presidente da companhia, Claudia Sender, reuniu a imprensa, para explicar melhor a novidade. Ela afirmou que o objetivo é proporcionar o crescimento do setor, mesmo em um momento de retração.
O novo modelo deve começar a ser implantado durante o ano de 2017, mas, segundo Claudia, tudo depende de questões tecnológicas. Além do Brasil, Chile, Argentina, Peru, Colômbia e Equador também vão passar pelo mesmo processo. Segundo a executiva, o objetivo é abrir espaço para a retomada do crescimento do setor. “Esta é uma tendência mundial e algo no qual acreditamos. Buscamos a universalização do transporte aéreo, como um meio de deslocamento, e não serviço de luxo. Acreditamos que há uma grande demanda reprimida na aviação do Brasil, que tem uma média de meia viagem por passageiro ao ano”, destacou Claudia, lembrando que no Chile essa taxa dobra, e em países como a Inglaterra chega a três viagens por pessoa.
Claudia, no entano, fez questão de afirma que, a mudança não fará da Latam uma companhia low-cost. "Continuaremos servindo os nossos passageiros corporativos com ainda mais carinho. O que vamos oferecer são tarifas customizadas para quem busca preços mais acessíveis. Mas nossa prioridade é o serviço e queremos manter isso”, afirmou ela. A presidente também falou sobre a redução das tarifas após a implementação da nova forma de cobrança. Segundo ela, com as mudanças, a estimativa é de que a tarifa-piso caia até 20% nos voos domésticos na América Latina. “No Brasil, a redução deve ser próxima a esse patamar”, afirmou.
A novidade também deverá contribuir para o processo de digitalização de todos os processos envolvendo o voo, como quer a Latam. “Queremos que tudo seja digitalizado. Cada vez mais o passageiro vai ter controle da sua jornada, por dispositivos que ele carrega. Não só a compra, mas também reembolso e outras funções”, citou
Apesar disso, o que ainda não está definido, por enquanto, é a data de implementação de internet wi-fi em voos da Latam, como já ocorre nas concorrentes Gol e Avianca. “Temos o Latam Entertainment, que cumpre a função de dar conectividade ao entretenimento nos dispositivos dos passageiros, então será uma migração fácil”, disse Claudia, lembrando do aplicativo que, segundo a companhia, já teve cerca de dois milhões de downloads.