Intercâmbio para o México: como aproveitar a festa do Dia de Los Muertos?
Por Gabriel Suares
O México, uma das regiões mais atrativas na América Latina, é repleto de uma cultura ímpar e belíssima, e que nos meses finais de ano comemora festa do Dia de Los Muertos.
Conhecer essa festa, que se estende do dia 31 de outubro a 2 de novembro, é mergulhar na cultura local em uma das ocasiões mais interessantes e diferentes que nosso continente pode oferecer. Fazer um intercâmbio para o México nutre o estudante não só com a língua espanhola, que é o tradicional, mas também o levam a conhecer aspectos dos povos centenas de anos antes da era comum, como os indígenas, responsáveis por grandes construções, tradições peculiares e cheias de dança, festa e alegria.
Mas intercâmbio não é só língua, é imersão em uma cultura diferente. E em termos de cultura, essa época é ideal, pois não há festa mexicana mais peculiar do que o Dia de Los Muertos. Por isso, a alegria em um dia em que os espíritos dos familiares visitam seus entes queridos é visto como um dia de festa, de lembrança, e não de melancolia. Embora coincida com o calendário europeu do Halloween, Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados, aqui no Brasil, a data nada tem a ver com essa visão, sobretudo porque suas raízes históricas, culturais e até climáticas são diferentes. Para os europeus, de onde as datas comuns vêm, essa era uma época de frio intenso, do começo do inverno, onde tudo morre plantas, animais, pessoas.
O local é interessante, sobretudo para quem vem buscando aprender. Ciudad de México e Playa Del Carmen, por exemplo, são duas das cidades mais cosmopolitas do país e ideais como destino para o intercâmbio. Mais informações no site da Global Study.