O Jornal de Turismo embarcou para uma viagem para Lima, no Peru e vai trazer os melhores pontos para se visitar em um dia de roteiro

Por Gabriel Suares

Com uma população de quase 12 milhões aproximadamente (dados de 2017), Lima é a região metropolitana mais populosa do Peru e a terceira maior cidade da América Latina (atrás apenas de São Paulo - Brasil e Cidade do México -México).

Fundada pelo conquistador espanhol Francisco Pizarro em 18 de janeiro de 1535, como Ciudad de los Reyes, Lima tornou-se a capital e mais importante cidade do Vice-Reino do Peru. Após a Guerra da Independência Peruana, em 1811, o distrito foi decretada a capital da República do Peru. Assim, cerca de um terço da população nacional vive na região.

Rodeada de monumentos históricos, desde até construções Incas, Lima é uma cidade rica em turismo. Todavia, o trânsito é considerado um dos piores problemas na região, visto que os próprios moradores dizem ser caótico. Fora isso, o local de do Rei Pizarro é composto pelos 30 centros centrais de 43 províncias da província de Lima, correspondendo a uma área urbana centrada em torno do histórico bairro de Cercado de Lima.

É no Cercado de Lima que se encontram os melhores pontos turísticos, com diversidades históricas e até mesmo modernas. Como é o caso do estádio Nacional, reformado para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2019, que se iniciam no dia 28 de julho.

Trazendo um pouco o lado histórico, a Plaza del Armas é um lugar exuberante. Localizada no centro histórico de Lima, ao seu redor se encontram os edifícios do Palácio de Governo, a Catedral de Lima, o Palácio Arquiepiscopal de Lima, o Palácio Municipal de Lima e do Clube da União. Além disso, próximo a Praça você encontra a Casa da Literatura Peruana, com uma arquitetura bem definida e clássica.

No fim do dia, o Museu e Catacumbas de São Francisco chamou muita atenção. Com toda sua linguagem referente ao passado do santo, o lugar tem inúmeras salas que os sacerdotes se encontravam para ler as escrituras e cantar os hinos no púlpito da Igreja. Além disso, abaixo da Iglesia (como é chamado no Peru), é onde estão presentes todas as abóbadas subterrâneas que serviu como o lugar para enterrar os membros da fraternidade e irmandade.

E isso é pouco do que pode ser visitado em Lima. Nesta quinta-feira (18), o Jornal de Turismo vai trazer uma mistura de Miraflores e tudo sobre a culinária Peruana.