Programação inicia nesta segunda (12) 19h, no campus de Pituaçu (UCSAL)

As principais reflexões sobre o turismo como atividade humana e promotora de vida estarão sendo discutidas em Salvador por estudantes e professores de Turismo, História e Patrimônio Cultural; agentes pastorais; profissionais e empresários da área a partir da próxima segunda, 12/08, no campus de Pituaçu da Universidade Católica de Salvador.


Em sua segunda edição, o evento é promovido pela CELAM através do Departamento da Mobilidade Humana e realizado pela Pastur Brasil, segue até o dia 17/08, sábado, tendo como tema central “O Turismo que transforma”, sob uma perspectiva cristã. São 21 palestrantes de seis países que apresentarão experiências concretas de evangelização através do Turismo, estudos acadêmicos sobre a atividade a partir da visão humanista cristã e reflexões teológicas.


A abertura oficial do congresso será na segunda, 12/08, às 19h. com presença do bispo referencial da Pastoral do Turismo no Brasil, Dom Irineu Roman, e do Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Kieger. A grade científica na terça, 13/08, será aberta por conferência a ser proferida pelo Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro e Secretário Geral da CNBB, Dom Joel Portella.


A programação inclui ainda palestra do Arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger, sobre os 468 anos de patrimônio cultural e religioso a serviço da evangelização da Arquidiocese, e de Dom Irineu Roman, Bispo Auxiliar de Belém e Referencial da Pastur Brasil, sobre o Turismo e as DGAE com o tema “Evangelização na Cultura Urbana e a Contribuição do Turismo”. O mundo acadêmico também estará presente com palestras feitas por professores do Brasil, Chile, México, El Salvador, Panamá e Argentina que também apresentarão contribuições sobre as práticas pastorais em seus países.


O objetivo, conforme explica Padre Manoel Filho, coordenador da Pastoral do Turismo no Brasil, é promover reflexões sobre o Turismo como atividade característica inerente ao homem e à mulher, e geradora de vida, visando ampliar conhecimentos e aperfeiçoar as práticas que envolvem seus diversos atores. “A Igreja quer dialogar sobre o Turismo para fortalecer sua prática como direito e afastar dela tudo o que fere a dignidade humana”


Programação completa e inscrições estão disponíveis no site www.pastoraldoturismo.com.br