Gilson Machado Neto apresentou novidades da Embratur para secretários estaduais do turismo

Em reunião do Fórum Nacional de Secretários de Dirigentes do Turismo (Fornatur), nesta terça-feira (24) em São Paulo (SP), o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, apresentou a situação do turismo brasileiro e suas perspectivas.

“Vivemos um momento único, no qual o turismo é prioridade do governo e contribuirá para a recuperação econômica do país. Importantíssima essa reunião da Fornatur hoje, somente com a união dos Estados e do Governo Federal conseguiremos dar o protagonismo que o nosso turismo merece”, afirmou Gilson.

O Fornatur foi fundado em novembro de 2000 e trata-se de um grupo colegiado formado por Secretários de Estado de Turismo e Presidentes de órgãos estaduais de turismo. Nele, é possível alinhar as demandas regionais com as nacionais.

Gilson destacou ainda que os projetos estratégicos promovidos pela Embratur. Ele citou a importância dos “Embaixadores do Turismo” para a divulgação gratuita do país no exterior e informou sobre a mudança de foco da autarquia. ”Vamos focar no turismo gastronômico, etnoturismo, ecoturismo, turismo de negócio”, concluiu.

O ministro de Estado do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, também esteve presente e reforçou o pedido por união no setor. “Não podemos olhar para o retrovisor. Esta sinergia entre os secretários é fundamental para o desenvolvimento do turismo”.

Hugo Paiva, presidente da Fornatur, agradeceu a presença do Executivo na reunião. “Participaram da reunião 25 secretários e dirigentes, ou seja, apenas dois faltosos, além de recebermos o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, e o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. O Fornatur está bastante prestigiado.