Hóspedes com sintomas da doença devem ficar longe das áreas comuns

A Secretaria estadual de Saúde publicou, nesta quarta-feira (18), normas de conduta e recomendações para a prevenção e o controle de contaminação pelo novo coronavírus a serem adotadas por meios de hospedagem do Estado do Rio. As orientações são para os casos de hóspede com sintomas associados à Covid-19, funcionários na mesma situação, trabalhadores já com diagnóstico e medidas para serem adotadas nos ambientes.

Segundo a pasta, quando for identificado um hóspede que apresente sinais e sintomas de infecção respiratória, o hotel, a pousada ou o hostel deve indagar diretamente a ele se está com febre ou sintomas respiratórios como tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal, dificuldade para deglutir, dor de garganta e coriza.

Caso o hóspede apresente os sinais mencionados, a gerência deve orientá-lo a buscar atendimento no hospital ou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próximo.
Ainda é preciso recomendar o uso de máscara cirúrgica e medidas padrão de controle pela pessoa; restringir sua permanência nos ambientes de atividades coletivas, como refeitórios e áreas de lazer; e sugerir a manutenção de ventilação natural nas dependências do hóspede, diminuindo o uso de ar-condicionado ao estritamente necessário.

O hotel também deverá comunicar o caso às autoridades de vigilância em saúde, estadual (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou 21-98596-6553) ou municipal (21 9800007575).
Com informações do Jornal O Globo