Ocupação hoteleira de Petrópolis durante o Carnaval de 2025 chegou a 93,66%
Petrópolis possui a maior rede hoteleira da região, com 6.584 leitos, distribuídos em 106 hotéis e pousadas.
Petrópolis possui a maior rede hoteleira da região, com 6.584 leitos, distribuídos em 106 hotéis e pousadas.
Mais de 400 turistas, nacionais e estrangeiros, foram ouvidos em locais como a Praça da Liberdade e o Palácio de Cristal. A cidade possui sete CITs, além...
Espaço será inaugurado este mês em meio ao charmoso centro histórico da cidade
Levantamento em seis destinos baianos visa qualificar a experiência dos visitantes e planejar o próximo Carnaval.
Cidade terá desfiles de 48 cortejos por diversas regiões até o fim desta segunda-feira (03/03)
Petrópolis se prepara para a tradicional Festa do Colono Alemão com prêmios e experiências exclusivas para a Rainha e Princesas.
Executivo acumula experiência de mais de 30 anos na área, tanto no Brasil como no exterior.
Resort oferece infraestrutura completa de lazer, gastronomia e bem-estar, além de ser referência em eventos e congressos.
Degustação, que aconteceu nos dias 17 e 20 de fevereiro, durante a Movelsul 2025, foi realizada no lobby do hotel.
Destino Bahia é promovido nos Estados Unidos e tem destaque na mídia internacional.
Descubra cinco lugares imperdíveis para conhecer em Tijucas do Sul (PR).
Ao longo de sete dias essa experiência única de vivência é realizada em parceria entre a Auroraeco, operadora de luxo pioneira em viagens culturais...
Próximo destino do projeto no interior do estado será o Vale do Café
Redação
A primeira edição do ProCap na cidade de Petrópolis, Região Serrana fluminense, foi concluída com sucesso. O programa de capacitação da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) voltado para os municípios do interior possibilitou a capacitação de dez agentes de viagens, vindos de oito operadoras. O projeto ocorreu entre os dias 26 e 30 de maio e contou com um roteiro turístico aos principais atrativos do município, incluindo atrações culturais, naturais, comerciais e gastronômicas, e uma rodada de negócios. Devido ao sucesso do programa, está previsto para o mês de agosto a primeira edição do ProCap no Vale do Café.
Os agentes de viagens chegaram a Petrópolis no dia 26/05 e após check-in nos hotéis, seguiram para um almoço na Churrascaria Lago Sul. Na sequência, participaram da abertura do evento e de uma rodada de negócios. No dia 27/05, visitaram as casas do Colono e de Cocco Barçante – Museu do Artesanato, realizaram um city tour pelos museus da região, almoçaram na Petiscaria imperial, conheceram a fábrica da Cervejaria Bohemia e jantaram no Hotel Quinta da Paz. Em 28/05, foi a vez de visitarem os Caminhos do Brejal, almoçarem no Paraíso Açú e encerrarem a programação no Complexo de Fábricas de Produtores Locais, em uma visita técnica, seguida de jantar no próprio espaço. No dia 29/05, o tour foi pelo Vale do Amor, Hortomercado e visitas técnicas ao Castelo de Itaipava, Sesc Nogueira e Sesc Quitandinha, com jantar no restaurante Mr. Tugas. O dia 30/05 foi reservado para check-out nos hotéis e o retorno dos participantes ao Rio de Janeiro.
“A ABIH-RJ está radiante com o resultado dessa primeira edição no interior do estado. Ao longo de toda programação, os participantes puderam contemplar as mais diversas experiências proporcionadas pela Cidade Imperial. Diante do sucesso do programa, já decidimos que a próxima etapa será no Vale do Café, outro importante município indutor de turismo”, afirmou Paulo Michel, presidente da ABIH-RJ.
“Foi uma experiência incrível conhecer esses pontos turísticos que, com certeza, irão agregar valores ao nosso segmento, principalmente, nas vendas ao mercado nacional. Muitos deles eu não conhecia e realmente temos que tirar da cabeça dos nossos clientes, assim como tirei da minha, que Petrópolis não se resume ao tour pelo seu lindo Centro Histórico e Rua Teresa, mas que tem muito mais a se conhecer”, relatou Bruna Gonçalves, operadora da Infinitas Travel.
“A capacitação dos profissionais do turismo não poderia chegar em melhor hora, pois acreditamos na retomada gradativa dos negócios no segundo semestre do ano e precisamos apresentar novidades aos clientes nacionais e internacionais”, disse Cristiane Costa, da Compass Brazil.
“Para a Viação 1001, uma das empresas do Grupo JCA, é fundamental investir em ações que visam preparar toda a cadeia produtiva do turismo para a retomada do setor, afinal, o Rio de Janeiro, assim como diversas outras cidades do estado, é um destino turístico reconhecido nacional e internacionalmente, e a 1001 faz parte desse reconhecimento ao conectar pessoas e destinos. A ABIH-RJ merece todo nosso apoio e reconhecimento na realização do ProCap para a promoção e venda dos destinos, pois sabemos que no cenário pós-pandemia, o turismo será ainda mais importante para o desenvolvimento econômico e social, com uma forte tendência de crescimento do mercado doméstico”, declarou Alexandre Souza, Supervisor Comercial da 1001 – Regional RJ, empresa responsável pelo traslado do Rio de Janeiro a Petrópolis.
“O ProCap foi um ótimo sinal da retomada do turismo em Petrópolis, evidenciando não apenas a superação das dificuldades dos últimos meses, como mostrando novas e melhores expectativas para a rede hoteleira da cidade e para o turismo como um todo. Conhecer os verdadeiros vendedores da nossa cidade como destino, mostrar nossos produtos e atrações, isso abriu novas perspectivas para todos nós. Foi um banho de otimismo para todos”, ressaltou Guilherme Lacombe, da Pousada Alcobaça, também conselheiro local da ABIH-RJ.
O ProCap Petrópolis contou com grande adesão dos setores de serviços, alimentação, transportes, hotelaria, entre outras atividades que compõem o segmento turístico. A solenidade de lançamento aconteceu no dia 26 de maio, no Sesc Quitandinha – um oferecimento da Fecomércio RJ, parceira do projeto, e teve como apoiadores institucionais a Sicomércio Petrópolis, Prefeitura de Petrópolis, SindPetrópolis, Petrópolis Convention & Visitors Bureau, TurisRio, SeTur-RJ e Viação 1001.
A iniciativa tem como objetivo promover a capacitação, atualização, promoção e venda do destino Petrópolis, junto aos operadores do receptivo, para que possam vender a região e seus atrativos turísticos às agências de viagens, além do público final, entre os principais destinos emissores. A proposta é realizar uma aproximação entre as atrações locais e os principais representantes do segmento operador alcançando, consequentemente, os visitantes potenciais. E, com isso, fortificar a comercialização do destino como produto turístico em potencial.