Notícias

Array

Hotelaria

Array

Destinos

Array

Evento marca a evolução de uma rede focada no debate e intercâmbio de informações e tendências em turismo

A Belotur está participando da 2ª reunião da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo, que aconteceu em Foz do Iguaçu (PR) até esta quarta-feira (9/5). A ideia é fortalecer a rede de observatórios, por meio do debate, intercâmbio de informações e experiências sobre inovações, tendências e modelos de pesquisas em turismo. A primeira reunião da rede aconteceu em Belo Horizonte em novembro de 2017, como parte do II Seminário Mineiro de Pesquisa e Inovação em Turismo.

O evento, que conta com 26 observatórios de todo o país, busca estabelecer critérios básicos para a integração da rede, utilizando de sistemas de informações, inovação, tecnologia e sustentabilidade de forma colaborativa. Conteúdo de extrema importância como instrumento de construção do conhecimento, na tomada de decisões e na formulação estratégica de políticas, programas, ações e negócios nos setores público e privado. Vale ressaltar que o Ministério do Turismo incorporou como uma das estratégias do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2018/2022 a efetivação e apoio na estruturação da rede de observatórios de turismo em âmbito nacional.

Sua programação contempla ações de capacitação dos observatórios, reunião da rede, debates e apresentações com os seguintes temas: ‘Os observatórios de turismo como instrumentos para a construção de destinos turísticos inteligentes’, e ‘Como viabilizar a realização e divulgação de pesquisas para facilitar tomar decisões?’. Além disso, mini-cursos tratam temas como conteúdos de turismo em mídias sociais, avaliação e mensuração dos impactos econômicos do turismo, fatores de atratividade e impactos nas recomendações online.