Notícias

Array

Hotelaria

Array

Destinos

Array

Iniciativa da Abottc com o Sebrae contribuiu para o crescimento de 24 linhas de trens turísticos e mais de 700 empreendimentos

O Projeto Trem é Turismo fecha o ano superando todas as metas estabelecidas. Através da iniciativa da Abottc (Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais) em parceria com o Sebrae, linhas de trens turísticos e comerciantes que atuam no entorno das estações aumentaram a geração de receita e melhoraram a qualidade do atendimento. Além disso, o projeto contribuiu para o aperfeiçoamento da gestão dos negócios e para ampliação da oferta de serviços e produtos.
 
"Ficamos muito felizes com os resultados que o projeto alcançou. Temos certeza que a Abottc e o Sebrae conseguiram ajudar no crescimento do setor, mostrando que os trens turísticos têm condições de se tornarem pontos turísticos importantes do país", comemora o presidente da Abottc, Sávio Neves.
 
Com um orçamento de mais de R$ 2,2 milhões, o projeto foi criado em 2010 para ajudar o segmento de turismo ferroviário a se tornar um produto mais atrativo para turistas brasileiros e internacionais. Através de pesquisas de avaliação dos empreendimentos, consultorias e oficinas de planejamento e gestão, os consultores do Trem é Turismo qualificaram 24 operadores de trens e mais de 700 empreendedores. Os trens estão espalhados por 11 estados, entre os mais conhecidos estão o Trem do Corcovado (RJ), o Trem do Vinho (RS), o Trem do Pantanal (MS) e o Trem do Forró (PE). 
 
E de maio de 2010 até outubro deste ano, as atividades promovidas contribuíram para que os operadores de trens e comerciantes pudessem corrigir as deficiências e melhorar os pontos positivos dos seus empreendimentos. Com as oficinas e consultorias, o projeto melhorou em 98% o atendimento oferecido aos turistas e apontou formas de aperfeiçoar a gestão dos negócios, resultando em um aumento de geração de renda de 88%. Além disso, com o apoio recebido, os comerciantes ampliaram os serviços e produtos oferecidos em 90%. Em todas as categorias, a meta estabelecida era de 80%. 
 
O sucesso da iniciativa também serviu para mostrar que o país precisa oferecer apoio aos micro e pequenos empresários. A maior parte das pessoas atendidas pelo Trem é Turismo revelou que começou o negócio sem ter nenhum conhecimento técnico. São donos de restaurantes, de lojas de artesanato, entre outras atividades, que acabam vendo o seu investimento não vingar por falta de conhecimento sobre gestão.
 
"Muitos não alcançavam melhores resultados porque não tinham nenhum conhecimento básico de administração e marketing. Geriam os negócios quase que de uma forma amadora. O país precisa criar projetos para apoiar micro e pequenos empresários. Sem isso, eles não saberão como aproveitar os grandes eventos que o Brasil vai receber nos próximos anos", explica o gestor do projeto pela Abottc, Luiz Carlos Barboza. 
 
E preocupados em continuar oferecendo apoio aos operadores e comerciantes mesmo após o fim das oficinas, a Abottc e o Sebrae fizeram questão de produzir três manuais que vão servir como guias para que os empreendedores continuem aperfeiçoando seus negócios. O material aborda questões como centrais de negócios, plano de marketing e gestão e práticas ambientais.