Mais de 400 turistas, nacionais e estrangeiros, foram ouvidos em locais como a Praça da Liberdade e o Palácio de Cristal. A cidade possui sete CITs, além...
Grupo analisa 50 projetos de implantação de trens turísticos e culturais
O Grupo de Trabalho de Turismo Ferroviário se reuniu na última terça-feira, em Brasília, no Ministério do Turismo, discutiu o planejamento estratégico para 2012. Uma das primeiras medidas do ano será definir os projetos de trens turísticos e culturais que serão implementados nos próximos meses.
A expectativa é de que, ainda este ano, novos trechos entrem em operação, aumentando a oferta de atrativos turísticos nas diversas regiões do País. “Vamos definir quais projetos poderão ser desenvolvidos mediante concessão de bens móveis (vagões, mobiliários) e imóveis (estações) da extinta RFFSA (Rede Ferroviária Federal) e aporte de recursos públicos”, explicou o diretor do MTur e coordenador do GT, Ricardo Moesch.
O GT Ferroviário ainda deliberou pela criação de três comissões para dar celeridade ao processo de análise de projeto de trens turísticos e culturais no País. Os grupos vão tratar das questões relacionadas à destinação do patrimônio da RFFSA e à operação dos trechos ferroviários.
No que se refere à operação, serão tratadas questões como regulamentação dos serviços, incentivos, composição de tarifas, investimentos públicos e privados, entre outros. O GT busca também meios de facilitar o repasse, por meio de instrumentos legais, do patrimônio móvel e imóvel da RFFSA, tais como vagões, locomotivas, móveis, estações ferroviárias, entre outros.
Durante a reunião, foram abordados também assuntos como a operação de novas linhas pela iniciativa privada, a formatação do projeto de cruzeiros ferroviário, a intermodalidade com roteiros que envolvam vários meios de transportes.
A próxima reunião do GT, ainda sem data definida, será realizada no Rio de Janeiro, onde opera um dos trens turísticos de maior movimentação de passageiros do Brasil. O Trem do Corcovado, concessão federal, transporta quase 300 pessoas por hora e vai ampliar sua capacidade para 615 passageiros/hora com investimentos de R$ 64 milhões.
O GT Ferroviário tem sob análise, no momento, cerca de 50 projetos de prefeituras e entidades privadas sem fins lucrativos. Número que poderá ser ampliado à medida em que os projetos em carteira forem sendo implantados.
Instalado em 2010, o GT conseguiu reunir em um mesmo fórum todos os órgãos envolvidos com questões relacionadas ao transporte ferroviário. Isso facilitou a identificação e a seleção dos projetos que tramitavam em diferentes órgãos públicos. Uma das primeiras medidas adotadas pelo GT foi a criação de uma cartilha para orientar a preparação e apresentação de proposta de implantação e exploração de trens turísticos.
O GT Ferroviário tem como atribuição desenvolver uma política de fomento do turismo ferroviário no País nos segmentos de trens turísticos e culturais. A finalidade é recuperar, requalificar e preservar trechos o patrimônio ferroviário.
Integram o grupo, representantes do Ministério dos Transportes, da SPU (Secretaria do Patrimônio da União), Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), BNDES e inventariança da RFFSA, Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) além de representantes de entidades de classes do setor.
O GT Ferroviário tem sob análise, no momento, cerca de 50 projetos de prefeituras e entidades privadas sem fins lucrativos. Número que poderá ser ampliado à medida em que os projetos em carteira forem sendo implantados.
Instalado em 2010, o GT conseguiu reunir em um mesmo fórum todos os órgãos envolvidos com questões relacionadas ao transporte ferroviário. Isso facilitou a identificação e a seleção dos projetos que tramitavam em diferentes órgãos públicos. Uma das primeiras medidas adotadas pelo GT foi a criação de uma cartilha para orientar a preparação e apresentação de proposta de implantação e exploração de trens turísticos.
O GT Ferroviário tem como atribuição desenvolver uma política de fomento do turismo ferroviário no País nos segmentos de trens turísticos e culturais. A finalidade é recuperar, requalificar e preservar trechos o patrimônio ferroviário.
Integram o grupo, representantes do Ministério dos Transportes, da SPU (Secretaria do Patrimônio da União), Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), BNDES e inventariança da RFFSA, Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) além de representantes de entidades de classes do setor.