A canadense Global Tourisme expande atuação e escolhe a Vertebratta no Brasil
O receptivo canadense chega aos 30 anos expandindo sua atuação mundial com a indicação da Vertebratta para atuar no Brasil, promover roteiros...
O receptivo canadense chega aos 30 anos expandindo sua atuação mundial com a indicação da Vertebratta para atuar no Brasil, promover roteiros...
A menos de 30 minutos de São Paulo, o parque aquático de Cotia é opção para curtir o período em família.
Rede destaca perfil corporativo do hóspede e novas expansões.
Diversidade de eventos garante opções para todos os públicos.
Resort anuncia espaço Galego Delicatesse com cardápio de comidas leves e saudáveis, lançamento da Casa Cereja e cobertura da quadra poliesportiva.
Com previsão de receber 1200 atletas de 110 países, o GAMMA World Championship Brasil será realizado entre os dias 16 e 22 de junho, no Wet'n Wild, em...
Rede destaca perfil corporativo do hóspede e novas expansões.
Resort anuncia espaço Galego Delicatesse com cardápio de comidas leves e saudáveis, lançamento da Casa Cereja e cobertura da quadra poliesportiva.
Hospedagem, válida até o dia 31 de janeiro de 2025, proporciona uma experiência única com a qualidade e conforto que são marcas registradas da rede.
Empresas do Coletivo MUDA! apostam no turismo responsável com comunidades tradicionais
Nesta alta temporada, aproveite experiências inesquecíveis em Natal (RN), como as praias paradisíacas, as manobras emocionantes de buggy nas dunas e a...
Encravada no coração da Serra da Mantiqueira, Santo Antônio do Pinhal é uma típica cidade do interior paulista, mas com um charme muito especial
Empresa de transportes rodoviários substituiu o fluido refrigerante R-12 pelo ambientalmente aceito DuPont™ ISCEON® MO49Plus™; operação atende diretrizes do Protocolo de Montreal para o Brasil
A Viação Motta, empresa especializada em transporte rodoviário de passageiros, realizou operações de Retrofit* para adequar os sistemas de climatização instalados em 90 de seus ônibus interestaduais às diretrizes do Protocolo de Montreal**.
As operações permitiram a troca do produto R-12, um CFC que teve sua importação proibida no Brasil há alguns anos devido ao Protocolo de Montreal. O fluido refrigerante alternativo escolhido foi o ambientalmente aceito DuPont™ ISCEON® MO49Plus™.
De acordo com o técnico em mecânica, Gilberto Lúcio de Oliveira e Silva, colaborador da Viação Motta e responsável interno pelas operações de Retrofit, a aplicação desses procedimentos resultou em ganhos significativos no rendimento dos equipamentos. “Com menos quantidade de fluido refrigerante registramos uma qualidade de refrigeração bem melhor. Antes aplicávamos 7 quilos de produto e com essa substituição passamos a usar 5,8 quilos”, observa o especialista.
O fluido refrigerante ISCEON® MO49Plus™ é um alternativo ao R-12, que não possui potencial de degradação da camada de ozônio. A aplicação desse produto é simples e não necessita modificações representativas nos sistemas de climatização originalmente projetados para operar com HCFCs e CFCs, uma vez que é um produto compatível com os óleos lubrificantes a base de óleo mineral (OM), alquibenzeno (AB) e poliol éster (POE), além de Polialquilenoglicol (PAG), óleo utilizado em condicionadores de ar automotivos.
A companhia destaca ainda que a aplicação correta de seu produto permite ampliar em mais de 10% a capacidade de refrigeração de um sistema de climatização instalado em ônibus, com menor consumo de energia em comparação ao R-12.
A Viação Motta é uma marca forte e referenciada nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Rio de Janeiro. “Ao atender às diretrizes do Protocolo de Montreal, a empresa certamente reforça sua credibilidade e a reputação de liderança que conquistou perante os clientes e as comunidades onde atua”, assinala Renato Cesquini, gerente de negócios da DuPont Fluidos Refrigerantes para o Brasil.
* Retrofit = Conversão de equipamentos que contêm CFCs ou HCFCs, para operar com fluidos refrigerantes que apresentam zero potencial de degradação da camada de ozônio.
** Protocolo de Montreal = Documento celebrado mundialmente no final da década de 1980, que estabelece metas e prazos para a eliminação dos CFCs e HCFCs, substâncias com potencial de degradação da camada de ozônio.