Notícias

Array

Hotelaria

Array

Destinos

Array

Menor preço e novas regras da fiscalização nos aeroportos incentivam maior procura no rodoviário comparado ao aéreo 

 

A ClickBus, plataforma líder de vendas online de passagens de ônibus, prevê um aumento de 40% na procura por bilhetes para o Rio de Janeiro nas datas próximas aos eventos esportivos que acontecem em agosto. A estimativa considera o período de 25 de julho a 22 de agosto, comparando-o com as mesmas datas de 2015.

 

Como a maioria dos jogos se concentra na capital fluminense, as viagens de ônibus para a cidade sede devem aumentar de maneira considerável. A Concessionária Novo Rio estima que entre 31 de julho a 19 de setembro, a Rodoviária Novo Rio, a principal da cidade, movimentará 2,4 milhões de passageiros.

 

“Muitos brasileiros que ainda não se programaram devem optar pelo ônibus para se deslocar ao Rio de Janeiro nesse período. A principal razão é a diferença de preço. Por exemplo, na rota de São Paulo para o Rio de Janeiro, enquanto as passagens de ida e volta de ônibus custam R$ 200, ir de avião custa no mínimo R$ 400, ou seja, 100% mais caro. As novas regras da fiscalização nos aeroportos, que aumentam significativamente o tempo pré viagem e as chances do passageiro perder o voo também deve contribuir para essa maior procura,” afirma Cesário Martins, co-CEO e fundador da ClickBus.

 

A ClickBus apurou que pessoas de São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, São José dos Campos, São Lourenço, Santos e Juiz de Fora são as que mais têm adquirido bilhetes pela plataforma com destino à capital fluminense para as datas dos jogos.

 

Para atender a alta demanda de passageiros rodoviários no período, a ClickBus aposta no serviço exclusivo de retirada de passagens para quem compra online por meio do site ou aplicativo. Os quiosques, localizados nas rodoviárias Novo Rio (RJ) e Tietê (SP) permitem que os passageiros evitem as longas filas nos guichês das empresas de ônibus.

 

A procura online por passagens rodoviárias também aumentou entre os turistas estrangeiros. A ClickBus registra compra de visitantes de vários continentes incluindo pessoas da Venezuela, Argentina, Colômbia, México, Estados Unidos, Portugal, França, Inglaterra, Estônia, Holanda, Alemanha, Holanda e Japão. A administradora do terminal rodoviário carioca também espera uma grande movimentação de turistas estrangeiros no período. Segundo eles, cerca de 250 mil pessoas de fora do país deverão passar pelo rodoviário Novo Rio.

 

“Assim como na Copa do Mundo, muitos estrangeiros devem aproveitar para fazer turismo e viajar de ônibus a locais próximos às cidades onde ocorrerão os eventos esportivos. A procura de estrangeiros aumentou consideravelmente na plataforma na época da Copa e o mesmo deve acontecer agora já que a maioria das empresas de ônibus não aceita cartões de créditos internacionais”, completa Cesário.

 

O crescimento da procura por passagens de ônibus para o período das competições é uma tendência que vem ocorrendo desde o ano passado. Prova disso é o aumento da intenção de viajar de ônibus, divulgado pelo Ministério do Turismo, que registrou um índice de 13,8%, em junho desse ano, enquanto no mesmo período de 2015, ficou em 12,7%. “O fato das tarifas de ônibus não sofrerem alteração, já que são regulamentadas pelo governo, é algo que certamente atrai o brasileiro a viajar mais de ônibus neste período de economia instável. Com a aproximação de grandes eventos, as vendas devem crescer ainda mais”, finaliza Cesário.

 

Sobre a ClickBus

A ClickBus, lançada em agosto de 2013, é líder em vendas online de passagens de ônibus e atualmente está presente no Brasil, México, Colômbia, e na Turquia. Globalmente, a empresa já vendeu mais de 2,5 milhões de passagens e conta com 100 funcionários. 

A ClickBus permite que seus usuários adquiram passagem de ônibus rodoviários de mais de 75 empresas de ônibus para mais de 4.500 destinos em todo o Brasil. Para comprar a passagem antecipada online, é preciso selecionar o destino e horário, escolher a viação e assento e realizar o pagamento, que pode ser feito em até 12x tanto pelo site quanto pelo aplicativo, disponível em versões Android e iOS.