Notícias

Array

Hotelaria

Array

Destinos

Array

Diferentes pesquisas mostram os interesses e o perfil do viajante no Brasil quando o assunto é turismo. Facilidades de compra de passagens nas linhas rodoviárias e de embarque em opções fretadas são diferenciais na oferta do serviço a esses consumidores, segundo empresa de transportes 

O brasileiro está mais interessado em viajar, conforme apontam pesquisas como a da Futura Inteligência, que revelou que 62% das pessoas querem realizar uma viagem nos próximos dois anos, enquanto 41% já em 2024 e uma em cada quatro ainda em 2023. Os destinos dentro do Brasil são os mais cobiçados por quem planeja uma jornada turística nos próximos anos, do Sul ao Norte.

A preferência por distâncias mais curtas é uma tendência apontada também pela análise dos dados de busca do Google, que revelou aumento de 156% nas buscas por rotas de até 250 km e queda de 77% nas de 3.500 km ou mais, nos primeiros meses deste ano. A procura por viagens de até três dias também aumentou mais de 100%. No mesmo período, a procura por viagens de ônibus cresceu 26% e a de aluguéis de carros 44%, em comparação com 2019. Neste contexto, os ônibus ganham destaque porque podem ser utilizados tanto em grupos de viagens, quanto na compra de passagens rodoviárias para quem vai sozinho ou em família, por exemplo.

Esse crescente interesse por meios de transportes terrestres é confirmado por quem trabalha com o setor rodoviário, como é o caso do Grupo Reunidas, uma das companhias mais tradicionais de Santa Catarina, com mais de sete décadas de atuação no mercado. “As pessoas viajam por diversos motivos, mas realmente a busca por passeio e turismo cresceu bastante, principalmente após a pandemia. É um setor que sofreu bastante com as restrições, mas que tem visto uma retomada significativa também”, comenta Everildo Giacometti, coordenador de turismo da empresa. A companhia oferece em sua frente de turismo o fretamento de ônibus.

Um levantamento encomendado pelo próprio Google à Offerwise mostrou que a quantidade de novos interessados em viajar cresceu 10% em relação ao período anterior à pandemia. O ônibus se tornou, inclusive, o principal meio de transporte para quem quer pegar a estrada, segundo levantamento realizado pela Quaest no ano passado (61% dos viajantes utilizaram esse meio de transporte entre 26 de abril e 5 de maio de 2022). Ele pode ser utilizado tanto em passeios fretados, quando é alugado por uma agência de viagens, por exemplo, quanto nas tradicionais linhas rodoviárias.

“No caso das viagens a turismo de curtas e médias distâncias, é o meio de transporte mais acessível, seguro e cômodo, por isso continua sendo um dos mais utilizados. Ao longo de todos esses anos atendendo em diferentes partes do Brasil, a Reunidas pôde acompanhar muitas mudanças, inclusive do perfil do viajante. Continuamos a atender um público diversificado, mais exigente e que busca facilidade nas operações”, destaca Everildo.

Para quem usa o transporte coletivo de linhas rodoviárias, o Grupo Reunidas tem facilitado o processo de compra de passagens. Em 2023 lançou um canal de comunicação por WhatsApp (48 3271-2401) para vender passagens. A intenção é agilizar e facilitar a vida dos viajantes. A empresa também adotou o Sistema de Bilhete de Passagem Eletrônico, extinguindo a necessidade de ir até uma agência retirar o bilhete de viagem ou ter que imprimi-lo. Desde a metade do ano, os passageiros podem apenas apresentar o bilhete digital juntamente com um documento de identificação válido na hora do embarque.

Sobre a Reunidas

Com mais de 70 anos de história, a Reunidas é uma das companhias mais tradicionais do setor de transportes no Sul do país. São mais de 1,6 mil profissionais diretos atuando nas frentes de transporte de passageiros, fretamento, turismo e transporte de cargas.

Anualmente, a Reunidas transporta mais de 1,4 milhão de pessoas, 110 mil toneladas no segmento de cargas e conta com mais de 400 veículos na frota, atuando no Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste do país, além da Argentina.