Alcione segue em frente após celebrar 50 anos de carreira
A Marrom encerra ciclo comemorativo e lança novo single, no Qualistage, no Rio.
A Marrom encerra ciclo comemorativo e lança novo single, no Qualistage, no Rio.
Em maior réveillon da história, grupo de hotéis promove festa de fim de ano para mais de 3,5 mil pessoas em Goiás.
Maior polo cultural, gastronômico e de lazer do Brasil dedicado a veículos antigos completa um ano de operação nesta segunda-feira, 9 de dezembro,...
Governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) pretende derrubar benefício fiscal de bares e de restaurantes em vigor desde a gestão Fleury;...
Hotel, localizado em uma área privilegiada, na Beira Mar de Fortaleza, firma parceria com a VM Turismo e facilita a locomoção dos hóspedes
Nova rota enoturística promete atrair visitantes e impulsionar a economia local.
Hotel, localizado em uma área privilegiada, na Beira Mar de Fortaleza, firma parceria com a VM Turismo e facilita a locomoção dos hóspedes
Válida para viagens entre outubro de 2024 e abril de 2025, promoção oferece 20% off em diárias no hotel irmão Tierra Chiloé
Evento temático será realizado no fim de semana de 28 a 30 de novembro. A tarifa média terá desconto de 30%
Desconecte-se e celebre as festas de fim de ano em um dos destinos mais charmosos do Brasil.
Giordani Turismo oferece aos turistas opções de roteiros que mantêm vivas as tradições e hábitos dos colonizadores italianos.
Visitantes da cidade mais alta do Brasil terão à disposição pratos sofisticados que trazem o sabor inconfundível das tradições natalinas
A ferrovia Príncipe do Grão Pará foi inaugurada em 1883, no Império, e teve uma influência significativa na mobilidade e no turismo.
A reativação da ferrovia entre Petrópolis e Magé, para o transporte de passageiros e também com viés turístico, deu mais um importante passo para a sua realização. A Lei Orçamentária do Estado para 2024 reserva R$ 59 milhões para iniciar o projeto, que é desenvolvido pela secretaria estadual de Transportes. O trecho de 6,1 km será restaurado com a previsão de transportar mais de 500 mil pessoas anualmente a um custo menor do que o transporte por ônibus. A reativação da ferrovia é um dos pleitos do movimento empresarial Petrópolis 2030 que foi abraçado pelo secretário estadual de Transportes, Washington Reis, e pelo governador Cláudio Castro. O projeto também está previsto no Plano Plurianual (PPA) do Estado do Rio 2024-2027.
“Essa reserva de recursos na lei orçamentária e no PPA é um compromisso firme com o projeto que vai alavancar o turismo e, por consequência, comércio, entretenimento e muitos setores econômicos. O objetivo do movimento e suas propostas é colocar em prática projetos até 2030 com a meta de impulsionar o desenvolvimento econômico da cidade por meio de ações estruturais e programas que envolvam poder público e iniciativa privada”, afirma Cláudio Mohammad, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas CDL-Petrópolis, que lidera o movimento Petrópolis 2030.
O diretor presidente da Central de Logística da Secretaria estadual de Transportes, Fabrício de Moura, anunciou em audiência pública na Alerj, que a reconstrução do trecho tem um prazo de execução de 18 meses e a pasta irá avaliar se será uma concessão ou uma parceria público-privada. A audiência foi promovida pela Frente Parlamentar Pró-Ferrovias Fluminenses, da Assembleia. “Vamos investir, no total, R$ 260 milhões. Mas ainda será preciso detalhar os tipos de trens que serão usados e avaliar se será uma concessão ou uma parceria público-privada”, afirma Moura.
O secretário estadual de Transportes, Washington Reis, que esteve em Petrópolis para tratar com o movimento empresarial projetos para o transporte da cidade e região, frisou que a reativação da ferrovia é vista como fundamental para a mobilidade urbana, a recuperação da história e o fomento do turismo.
“É uma obra importante para a mobilidade urbana, para a recuperação da história e como modal de transporte e valioso para o turismo. Estamos felizes em tirar do papel um projeto ousado, complexo, mas um passo considerável para Petrópolis e Magé, uma obra que a sociedade cobra há muito tempo”, afirmou Washington Reis.
A Associação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFPF), representada pela vice-presidente Ângela França, junto ao movimento, tem sido decisiva para o andamento do projeto e também de outros que contemplam Petrópolis e outras cidades. A revitalização é um tema tratado desde 2010 por Antônio Pastori, também diretor da Associação, que formou um grupo de trabalho para apresentar estudos de viabilidade econômica da ferrovia, incluindo sua extensão até o Centro da capital.
“Há expectativa de que a obra inicie em 2024 e é um enorme passo pelo qual estamos lutando há muitos anos. Também comemorados que mais um projeto de um trem turístico, em Petrópolis, o Noguita, que está sendo acolhido e foi incluído no Plano Plurianual do Estado. O percurso previsto do Noguita, que tem quatro quilômetros, inicia-se na antiga Estação de Nogueira, que será remodelada, e parte em direção à estação final, que será construída dentro do Parque Municipal de Itaipava, levando uma grande atração turística para a região”, comemora Ângela França.
A ferrovia Príncipe do Grão Pará ligando Magé a Petrópolis foi inaugurada em 1883, no Império, e teve uma influência significativa na mobilidade e no turismo. Ela foi desativada em 1964, mas estudos recentes mostram sua viabilidade técnica e econômica, especialmente para Petrópolis. O anúncio da reativação coincide com as celebrações dos 140 anos de sua inauguração comemorados este