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Governo do Estado prevê investir até R$ 16 milhões

O projeto da ligação Bingen-Quitandinha foi refeito atendendo a exigências da Concer, a concessionária que administra a BR-040, no trecho entre Rio e Juiz de Fora, por onde as obras de interligação entre as áreas vai ser executada. E a Secretaria estadual de Transportes, que tomou a iniciativa de realizar a conexão entre os bairros, já entregou uma nova versão à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a quem cabe a fiscalização da gestão das rodovias no país, com os ajustes pedidos. O projeto original, de R$ 3,5 milhões, que chegou a ser licitado, foi suspenso. Com as adaptações, o investimento previsto é de R$ 16 milhões, já garantidos pelo governo do Estado. O novo projeto está sendo acompanhado pelo movimento empresarial Petrópolis 2030 que defende uma pauta de obras e programas governamentais importantes para o desenvolvimento econômico da cidade.

“Estou pessoalmente envolvido no projeto pelo que ele significa para a cidade. Estamos cumprindo todas as exigências para a obra tanto da Concer quanto da ANTT. O governador Cláudio Castro assumiu esse compromisso com a cidade e disponibilizou os recursos. É ponto de honra para nós”, afirma o secretário estadual de Transportes, Washington Reis.

O Movimento Empresarial Petrópolis 2030 está ativamente acompanhando o desenvolvimento desta conexão entre os bairros desde a sua criação em abril do ano passado, uma demanda que se arrasta há 80 anos. Esta obra é uma das 20 principais ações identificadas pelo grupo como essenciais para impulsionar o desenvolvimento econômico da cidade. O Movimento tem trabalhado em estreita colaboração com as autoridades públicas para transformar esses projetos em realidade, exercendo pressão constante em prol do avanço das obras.

"Estaremos atentos em todas as etapas do projeto e durante sua implementação. Acreditamos firmemente que ele desempenhará um papel central na resolução dos desafios de mobilidade urbana da cidade, uma conquista direta do esforço coletivo do nosso movimento", afirmou Cláudio Mohammad, presidente da CDL Petrópolis e líder do Movimento Empresarial.

O projeto original, que inicialmente contava com um investimento de R$ 3,4 milhões por parte do governo estadual, foi completamente reestruturado para atender às demandas da Concer. Após receber a aprovação da Concer, o novo projeto aguarda agora a aprovação final da ANTT. Embora o custo estimado tenha aumentado, o governo estadual já garantiu os recursos necessários para a sua realização.

"Tenho mantido conversas frequentes com o secretário estadual de Transportes, Washington Reis, que reiterou a disposição do governo pelo desenvolvimento da cidade. Independente dos desafios adicionais impostos pelas mudanças no projeto, o governo está comprometido em concluir esta obra, que trará benefícios significativos para Petrópolis", enfatiza Cláudio Mohammad.

 

Ligação pode reduzir 30% do fluxo de veículos no Centro Histórico

Estudos realizados em 2011 indicam que a ligação entre Bingen e Quitandinha tem o potencial de desviar 30% do fluxo de veículos que atualmente acessam o Centro Histórico, sendo estas as duas principais entradas para a cidade. Com a conclusão dessa ligação, é esperada uma redução significativa de aproximadamente 18 mil veículos no acesso ao Centro Histórico, um número que pode ser ainda maior considerando o aumento constante da frota ao longo dos próximos anos.

A necessidade desta conexão entre os bairros se torna ainda mais evidente à medida que a quantidade de veículos nas ruas continua a crescer. Em 2023, a frota de veículos em Petrópolis já alcançava 195.487 unidades, com os carros representando a maioria, cerca de 63%. Esse número representou um aumento de 2,3% em relação ao ano anterior. Atualmente, a proporção é de um veículo para cada 1,4 pessoas na cidade. Com mais de 123 mil carros, 37 mil motocicletas e 21 mil caminhonetes, Petrópolis testemunhou um crescimento de 34% desde dezembro de 2013, quando a frota totalizava cerca de 145 mil veículos.

"A ligação Bingen-Quitandinha é uma das nossas principais prioridades em termos de mobilidade urbana. Resolver essa questão é fundamental para iniciarmos o trabalho em outras soluções que são igualmente urgentes para melhorar a infraestrutura, a qualidade de vida e fomentar os negócios existentes, além de atrair novos investimentos para a cidade", frisa Cláudio Mohammad.