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O Carnaval se aproxima e as escolas de samba cariocas estão recebendo investimentos de segmentos mais tradicionais, em contraste com a tendência de patrocínios de empresas de apostas tanto no carnaval de outras cidades quanto em outros eventos. Um exemplo dessa mudança é o novo patrocínio da empresa Guanabara à Escola de Samba Unidos da Tijuca para o Carnaval 2025. Com um samba-enredo que conta com a participação da cantora Anitta como compositora, a Guanabara tem como objetivo estratégico de marketing, fortalecer sua presença da marca no Sudeste, especialmente no Rio de Janeiro, ampliando o alcance nacional da marca. Associando pela primeira vez, a sua marca ao maior espetáculo da Terra, a Guanabara também ratifica sua missão de estar sempre muito próxima do seu público e atenta aos movimentos sociais.
Dados da Unidos da Tijuca indicam que a proximidade do desfile fez com que a procura por fantasias aumentasse consideravelmente, principalmente por pessoas de fora do Rio de Janeiro, como mineiros, paulistas e moradores do interior do estado. A escola que desfila com somente 20% do seu contingente total com fantasias comerciais, praticamente zerou o estoque das alas destinadas aos apaixonados pela escola e de pessoas que não moram na cidade do Rio de Janeiro. Muitos desses novos foliões que desfilarão pela escola deverão vir de ônibus para o Rio, principalmente mineiros, paulistas e pessoas do interior do estado do RJ. Mais um motivo para a escola fortalecer os laços com o segmento rodoviário já que a Guanabara desempenha um papel fundamental nesse sentido, atuando na interligação de linhas rodoviárias regulares em mais de 2 mil destinos (com a capilaridade que o aéreo não têm), facilitando o deslocamento dos foliões até a Marquês de Sapucaí.
Para Fernando Horta, presidente da Unidos da Tijuca, em cada tempo surgem desafios enfrentados pelos dirigentes das escolas e pelos sambistas para continuar perpetuando a consolidação do samba e da arte carnavalesca para que essa festa popular continue sendo o maior espetáculo da Terra a céu aberto, é preciso a ajuda de parceiros. “A captação de recursos através de patrocínio e apoio de marcas às escolas de samba é fundamental para a realização dos desfiles, pois ajuda a cobrir os altos custos envolvidos, como fantasias, adereços, carros alegóricos e infraestrutura. E para 2025 teremos a Guanabara nessa parceria para que a Tijuca esteja preparada para brigar mais uma vez pelo título. Gestão, organização, comprometimento, muito trabalho e talento são os fatores que nos fazem acreditar em mais um ano de sucesso na Avenida”, conclui o presidente.
A Guanabara, por sua vez, enxerga no patrocínio uma oportunidade de reforçar seus valores de inclusão e diversidade, ao mesmo tempo em que estreita laços com o público do carnaval, que é um importante motor de demanda nas viagens rodoviárias do Grupo. A empresa que também atua em aluguel de ônibus e fretamento e costuma realizar os transportes para camarotes na Sapucaí estará dessa vez experimentando o outro lado da festa: “Estrear no carnaval carioca ao lado de tanta gente competente é uma alegria e um prazer imenso, será um reforço nosso para ecoar a mensagem poderosa da Unidos da Tijuca contra a intolerância, colaborando para levar o nome da escola ainda mais longe com a nossa capilaridade de mais de duas mil localidades no país. Nosso papel vai além do transporte, por isso participamos ativamente dos movimentos socioculturais” explica Letícia Pineschi, diretora de marketing da Guanabara.
A Guanabara investiu mais de 300 milhões na renovação de parte de sua frota, adotando veículos com tecnologia euro 6 que reduzem significativamente a emissão de CO2. Essa estratégia reflete o compromisso da empresa com a sustentabilidade e práticas ESG. Letícia destaca ainda que a empresa vem se engajando em iniciativas verdes, mas também com viés voltado à luta pela diversidade de gênero, de raças e neste caso, religiosas já que o enredo escolhido para o Carnaval 2025 pela Unidos da Tijuca, intitulado "Logun-Edé", aborda a dualidade entre bravura e beleza, refletindo o desejo da escola de ampliar o diálogo sobre a intolerância religiosa. O engajamento da empresa também no aspecto cultural é forte, vide a campanha que iniciou em dezembro de 2022 trazendo Wesley Safadão como garoto propaganda nas redes sociais e que alcançou resultados bastante positivos para reforçar a imagem e marca da Guanabara.