Objetivo é de fornecer 2 bilhões de doses de vacina aos mais pobres e vulneráveis dos 92 países que fazem parte da organização até o final de 2021


São Paulo, 17 de fevereiro de 2021 - A Air France KLM Cargo e o UNICEF assinarão um Memorando de Entendimento como parte da "Iniciativa de Frete Aéreo Humanitário", estabelecendo o compromisso mútuo de cooperar na distribuição de vacinas Covid-19, cujo objetivo é de fornecer 2 bilhões de doses até o final de 2021 .

As vacinas desempenharão um papel importante no combate à pandemia de coronavírus em 2021. Um Centro de Acesso Global de Vacinas Covid-19 (COVAX) foi desenvolvido para garantir que países menos prósperos também recebam vacinas suficientes. Noventa e dois países de baixa e média renda e vários países mais ricos aderiram a esta organização, incluindo a União Europeia. Atuando em nome da COVAX, o UNICEF coordenará a distribuição para garantir o acesso às vacinas contra o coronavírus ao longo de 2021 para as pessoas mais pobres e vulneráveis em todo o mundo. A primeira rodada do plano de alocação conta com 145 países, que receberão doses a partir do primeiro semestre de 2021 para imunizar cerca de 3% de sua população, em média, sujeito ao cumprimento de todos os requisitos e planos finais de alocação.

"Estamos muito satisfeitos por formalizar nossa parceria com o UNICEF, assinando um Memorando de Entendimento. Trabalhamos juntos há muito tempo e estamos ansiosos para participar desta Iniciativa de Frete Aéreo Humanitário. Temos uma malha aérea extensa de cargas, experiência, equipes e serviços dedicados que desempenharão um papel importante para garantir o envio bem-sucedido das vacinas contra a Covid-19 com a mais alta prioridade e sob as estritas condições exigidas", afirma GertJan Roelands, vice-presidente sênior de vendas e distribuição da Air France KLM Cargo.

A Air France KLM Cargo tem muitos anos de experiência no transporte de produtos farmacêuticos com temperatura controlada e foi o primeiro grupo de companhias aéreas a receber a certificação CEIV Pharma pela IATA. A distribuição de vacinas contra a Covid-19 apresenta desafios específicos em termos de volume, requisitos de transporte e segurança. Foi desenvolvido um produto específico que garante a distribuição rápida, confiável e segura dessas vacinas. Também investimos em instalações de armazenamento climatizadas adicionais em ambos os nossos centros, em Schiphol e em Charles-de-Gaulle, e adicionamos soluções de contêineres híbridos ao nosso portfólio.

Nos últimos meses, transportamos com sucesso diferentes tipos de vacinas para vários destinos ao redor do mundo e estamos comprometidos em apoiar o UNICEF em sua missão de levar essas vacinas que salvam vidas a países de baixa e média renda.

A Air France KLM Cargo e o UNICEF compartilham uma longa história de transporte de vacinas e medicamentos em todo o mundo, especialmente para países com sistemas de saúde vulneráveis e infraestrutura precária, onde as crianças passam por momentos especialmente difíceis.

O Grupo opera atualmente mais de 700 voos de longa-distância dedicado ao transporte de cargas por semana para mais de 100 destinos. De e para o Brasil, o Grupo opera 5 vezes por semana, entre Amsterdã-Schiphol (AMS) e Campinas-Viracopos (VCP).

Siga-nos