Local será de utilidade aos turistas nacionais e estrangeiros, além de ter serviços para os cariocas

Por Tammy Freitas, Rio de Janeiro
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A Riotur, em parceria com a ACRJ (Associação Comercial do Rio de Janeiro), inaugurou nesta quarta-feira, um quiosque de informações turísticas no Centro, em frente à Casa do Empresário, sede da ACRJ. O secretário municipal de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Melo, foi o mestre de cerimônias do evento que contou com a presença do presidente da ACRJ, Antenor Barros; do secretário estadual de Turismo, Ronald Ázaro; do vice-presidente da Riotur, Carlos Sá (Kaleco); do presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes; e do presidente do Rio Convention & Visitors Bureau, Paulo Senise.

“Esta parceria com a ACRJ é maravilhosa. Estou muito feliz de estar aqui inaugurando este quiosque. Vamos inaugurar muitos outros em breve, um no (aeroporto) Santos Dumont e outros espalhados pelos principais pontos da cidade, incluindo a Barra”, garantiu o secretário de turismo da cidade. Em discurso aos pedestres curiosos que pararam em frente ao quiosque para saber o que estava acontecendo, o presidente da ACRJ afirmou que esta parceria será útil não só para o turista estrangeiro em visita ao Rio, mas também à população carioca, que poderá fazer a compra de ingressos para teatros e também para o Trem do Corcovado, que desde a última terça-feira passou a ser vendido apenas on-line ou em postos autorizados.

No quiosque, todos os atendentes são bilíngues e estão prontos para atender os visitantes estrangeiros. “Esse espaço em frente a ACRJ era mal utilizado, apenas uma pessoa (locatário) se beneficiava do espaço, agora todos poderão aproveitar o local, para tirar dúvidas e comprar ingressos. O carioca vai poder evitar filas de teatros, por exemplo. Espero que a ideia se multiplique e que tenham muitos outros quiosques como este a serviço do cidadão”, completou Barros.
Segundo o vice-presidente da Riotur, a maior dificuldade em montar espaços como esse, é devido a falta de pessoas qualificadas para atender aos turistas, mas para resolver este problema, Kaleco afirma que estão em negociação com uma empresa terceirizada para montar estas equipes de trabalho,o que viabiliza a abertura de outros quiosques pela cidade. “Antes nós tínhamos poucos estagiários, o que não era suficiente. A parceria com a iniciativa privada é essencial para alcançarmos o objetivo”. Além disso, a Riotur também produz material específico para cada tipo de turista. “Em breve vamos lançar o material para os turistas da JMJ (Jornada Mundial da Juventude) e da Copa das Confederações. Produzimos um kit específico para cada turista”, afirma Kaleco.

Para o secretário estadual de Turismo, Ronald Ázaro, todas as medidas para que o turista seja bem recebido e tenha autonomia para circular pelo Rio estão sendo tomadas, mas é preciso além destas ações, que haja uma mudança cultural e isso, segundo o secretário, só acontece a médio prazo, ou seja, em cerca de dois anos. “Com o aumento da demanda turística no Rio de Janeiro e com o constante crescimento dos investimentos públicos e privados, acredito que em dois anos a cidade estará muito mais preparada para os turistas. Esta mudança cultural leva tempo, é lenta mesmo, mas acontece”, garante Ázaro.