Através do crowdfunding, parceria oferece viagem de grande riqueza cultural e natural ao Vale do Jequitinhonha (MG)

Um projeto inovador, que tem como meta incentivar a distribuição igualitária de renda e preservar a riqueza cultural e as belezas naturais do país. Assim é a iniciativa da Raízes Desenvolvimento Sustentável com a ONG Garupa, que começou nesta segunda (02). A Raízes foge do padrão e oferece uma viagem inesquecível ao Vale do Jequitinhonha (MG), em que os viajantes terão contato com uma cultura única em uma região das mais belas – e ainda pouco conhecida – do país.

A proposta é inédita para o turismo sustentável no Brasil. Ela só será possível, porém, com a colaboração de pessoas e empresas. Diferente do turismo tradicional, a Raízes oferece experiências incríveis. Durante seis dias, os turistas terão a oportunidade de imergir na cultura local e viver como um verdadeiro morador do Vale do Jequitinhonha.

Conhecer profundamente o processo artesanal através da facilitação de uma curadora especialista em arte e design brasileiro é um diferencial, além de se hospedar na casa das famílias de artesãs e desfrutar da comida típica do Vale estão entre as atividades. 

Um dos resultados deste projeto é o desenvolvimento deste roteiro especializado, que poderá ser replicado futuramente. Dessa forma, o tempo de permanência do turista será maior, divulgando o destino e, principalmente, gerando cada vez mais renda para a comunidade. 

“Temos certeza de que será uma viagem inesquecível! A integração entre os viajantes e os moradores, o contato direto com a cultura e a chance de ver de perto e participar da produção de artesanatos são experiências que você só se vive lá no Vale”, disse Mariana Madureira, empreendedora e sócia da Raízes. 

Para concretizar o projeto, a Raízes fez uma parceria com a Garupa. A ONG disponibilizou uma plataforma virtual de crowdfunding, em que inicia-se uma campanha para arrecadar determinado valor. Quando a meta é atingida, o projeto se torna realidade. 

Para fazer uma doação, o interessado deve acessar o site www.garupa.juntos.com.vc/projetos/raizes e selecionar o valor desejado. Cada quantia doada terá a sua “recompensa” específica que vai desde adesivos até a viagem inesquecível ao Vale do Jequitinhonha. Patrocinadores do projeto terão vantagens exclusivas. Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem fazer parte da campanha de arrecadação. 

“A parceria com a Garupa vai ser muito legal para divulgar ainda mais o trabalho que nós fazemos. Vamos incentivar a prática de um turismo sustentável, roteiros alternativos de viagens e o conceito de fazer negócio praticando o bem para as pessoas. Vamos trabalhar muito para oferecer uma viagem inesquecível para quem quiser participar”, afirma Marianne Costa, empreendedora e sócia da Raízes.