Embratur vai apresentar produtos brasileiros destinados ao público LGBT na Convenção Anual da International Gay and Lesbian Tourism Association

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) participará, de 8 a 11 de abril, em Los Angeles, da 32ª Convenção Anual da IGLTA (International Gay and Lesbian Tourism Association).

“A associação congrega parte das maiores empresas especializadas neste segmento em todo o mundo. Além disso, se envolve em causas sociais, como a defesa dos direitos da população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Transgêneros e Travestis); viagens de turismo, informando, denunciando e auxiliando o viajante a planejar seu passeio”, informa o presidente da Embratur, Vicente Neto.

“A convenção ocorre todos os anos em um país diferente. Em 2012, pela primeira vez, o Brasil sediou o evento, na cidade de Florianópolis. A novidade deste ano é que a capital pernambucana, Recife, pretende se candidatar, com o apoio da Embratur, para sediar a IGLTA 2019”, completou o diretor de Produtos e Destinos do Instituto, Marco Lomanto.

De acordo com Lomanto, este ano será a maior participação institucional do País na IGLTA desde 2012. As cidades de São Paulo, Florianópolis e Recife serão os destinos em destaque durante a convenção. A Associação Brasileira de Turismo LGBT (ABRAT–GLS), parceira do Instituto desde 2010 na promoção e divulgação dos destinos brasileiros para o segmento, também estará presente, representada pela presidenta, Marta Dalla Chiesa.

No primeiro dia do evento, a equipe da Embratur irá promover um almoço para 150 agentes e operadores do segmento. O almoço ocorrerá no intervalo da rodada de negócio, que ocorrerá durante todo o dia. Durante a explanação, serão apresentados os principais produtos e destinos brasileiros LGBT.

Durante a convenção, serão realizados seminários e workshops sobre o segmento de turismo LGBT no mundo, com a apresentação de boas práticas e temas relacionados. No último dia, 11 de abril, o evento será aberto ao público, e o Instituto terá espaço para apresentação do programa, promoção dos produtos e destinos brasileiros.

Brasil como destino LGBT

Hoje, o Brasil é um dos países mais procurados na América do Sul pelos turistas LGBTs. Com a realização de mais de 180 Paradas LGBTs por ano, o País oferece cultura, lazer e entretenimento, bem como aquisição de artigos de luxo.

Em busca de promover o Brasil como destino LGBT, a Embratur tem desenvolvido a promoção internacional do segmento baseada em dois eixos: participação em feiras e eventos internacionais, e ainda no apoio à estruturação do trade que opera o receptivo no Brasil, em parceria com a ABRAT-GLS, associação que lidera o segmento no mercado turístico brasileiro.

Perfil do turista LGBT - Esses turistas realizam em média 4 viagens por ano em período de baixa temporada, gastando mais com cultura, lazer e entretenimento, bem como aquisição de artigos de luxo. A duração da estadia é o dobro do turista comum e 87% utiliza agencias para realizar as viagens (conforme dados do Departamento de Estado dos EUA), dada a necessidade de confiança que o segmento demanda. De acordo com a IGLTA, o mercado de viagens gays e lésbicas movimenta US$54 bilhões anuais.