Aproximação dos dois países visa fortalecer o turismo internacional

Uma parceria entre a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Ministério do Turismo Brasileiro e o Ministério de Turismo do México promete aquecer o fluxo de visitantes internacionais entre o Brasil e o México. Nessa terça-feira (12), o presidente do Instituto, Vicente Neto, recebeu a ministra mexicana, Cláudia Massieu, para articular medidas que aproximem os dois países.

O encontro aconteceu como uma atividade precursora à visita da presidente Dilma Rousseff ao México, que acontecerá entre os dias 26 e 27 de maio, para identificar políticas que beneficiem as  sociedades dos dois países.

“Nosso planejamento prevê uma intensificação da promoção na América Latina e o México é uma grande potência turística. Trocar experiências de boas práticas será um avanço importante para aumentar o fluxo de turistas internacionais no Brasil”, disse Vicente Neto, presidente da Embratur.

Após assistir a uma apresentação sobre o trabalho de promoção internacional brasileira, Cláudia Massieu, solicitou uma série de visitas técnicas e workshops para potencializar a divulgação do Brasil no México e vice-versa. “Temos que reforçar a presença cultural de Brasil e México nos nossos países. Sem isso, as campanhas publicitárias morrem. Precisamos criar o interesse de que os nossos turistas queiram nos visitar”, explica Massieu, que também quer conhecer melhor o modelo de promoção internacional.

Em reunião com o ministro do Turismo Brasileiro, Henrique Alves, ficou acertado que Brasil ajudará o país da América Central a desenvolver o turismo interno. Os próximos passos são a formalização do compromisso de ajuda mútua e a elaboração de um plano de trabalho com a previsão de visitas técnicas.

Mercado Mexicano – Atualmente mais de 76 mil mexicanos visitam o Brasil por ano e permanecem em média 15 noites. Durante a viagem, eles chegam a gastar US$ 94.05 por dia e procuram conhecer destinos brasileiros de Sol e Praia, Natureza, Cultura, Ecoturismo ou Aventura.