Solenidade no Congresso reuniu os principais protagonistas da luta contra a exploração sexual infantil

O secretário Nacional de Políticas para o Turismo, Vinicius Lummertz, e o coordenador- geral de Proteção à Infância do Ministério do Turismo, Adelino Neto, participaram, nesta quarta-feira (20), na Câmara dos Deputados, da solenidade em alusão à Semana Nacional de Combate e Enfrentamento a Exploração Sexual Infantil.

O ato foi marcado pela 5ª edição do prêmio Neide Castanha, assistente social falecida em 2010 que dedicou parte da vida à luta contra a violência infantil. Foram reconhecidos publicamente projetos sociais, militantes da causa e representantes de organizações que se destacaram à frente do tema. O prêmio foi classificado em seis categorias: boas práticas, cidadania, produção de conhecimento, protagonismo de crianças e adolescentes, responsabilidade social e homenagens especiais.

Lummertz entregou o prêmio à ex-deputada Rita Camata, na ocasião representada pela ex-assessora Cátia Abreu. Como parlamentar, Rita Camata foi autora do projeto de lei 267/99, que propôs a instituição ao Dia Nacional de Combate e Enfrentamento a Exploração Sexual Infantil.  Hoje, a lei 9.970/00, que marca a data 18 de maio, completa 15 anos de luta e mobilização nacional contra violência aos menores.

Em sua fala, Lummertz destacou a necessidade de dar continuidade a um trabalho de conscientização coletiva. “A sensibilização e as ações de proteção precisam ser feitas em rede, de modo que as informações se multipliquem entre as pessoas. Esta é uma das linhas de atuação do Ministério do Turismo: mobilizamos empresas, cidades e formadores de opinião para que contribuam, com carinho, com a sociedade brasileira", disse.

Entre os projetos agraciados está o programa Vira Vida, do SESI, que tem por objetivo acolher e capacitar vítimas da violência sexual infantil. A iniciativa conta com a parceria do programa Turismo Sustentável e Infância, do Ministério do Turismo, onde são ofertados cursos de capacitação pelo Pronatec Turismo.

O evento faz parte da Campanha Nacional Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescentes, em parceria com a Comissão Intersetorial de Proteção às Crianças e Adolescentes do Governo Federal. ​