Dividido em quatro eixos de ação, programa de qualificação de profissionais do setor turístico oferecerá 215 cursos em mais de duzentos municípios brasileiros

O Ministério do Turismo publicou nesta quinta-feira (21) as regras e os critérios para a execução e monitoramento do Pronatec Turismo, que visa qualificar profissionais do setor e aumentar a competitividade dos destinos turísticos. O Pronatec Turismo é uma parceria entre os ministérios do Turismo e da Educação, executado pelo Sistema S e por Instituições Federais de Educação. A portaria está disponível para consulta.

“O Pronatec Turismo está sendo implantado de forma progressiva. O programa foi lançado em 2012 com o objetivo de qualificar principalmente os profissionais que atenderiam os turistas atraídos pela Copa do Mundo, sendo que o número de municípios atendidos era 120. Desde então, avançamos para 214 cidades brasileiras incluídas no programa, abrangendo uma nova linha de atuação”, disse Neuza Portugal, diretora do departamento de Qualificação, Certificação e Produção Associada ao Turismo.

A portaria define quatro linhas de ação do Pronatec Turismo: Pronatec Turismo Cidadão, Pronatec Turismo na Empresa, Pronatec Turismo Social e uma nova modalidade – o Pronatec Turismo Desenvolvimento Local, que visa qualificar pessoas que já atuam em atividades produtivas associadas direta ou indiretamente ao turismo.

O Pronatec Turismo Desenvolvimento Local tem por objetivo melhorar os serviços prestados aos turistas, além de subsidiar o aumento da renda para o profissional local, o desenvolvimento da economia do município, o estímulo ao empreendedorismo e à formação de microempreendedores. Estão incluídos nessa linha de ação os municípios localizados no entorno de parques nacionais e os que detêm patrimônios tombados pela Unesco e pelo IPHAN.

A portaria também define os 215 cursos profissionalizantes e de idiomas que fazem parte do programa, além de determinar a reserva de, no mínimo, 5% das vagas a pessoas portadoras de necessidades especiais, priorizando este público. As aulas terão início de acordo com o cronograma do Ministério da Educação.

Perfil - O Pronatec Turismo já formou mais de 100 mil pessoas em todo o país. Cerca de 72% dos formados do programa são mulheres. Quase 50 mil alunos dos inscritos têm entre 30 a 39 anos. Em relação à escolaridade, quase 100 mil alunos possuem o Ensino Médio completo. Os cursos mais procurados são os de idiomas, como o Inglês e o Espanhol, de Organizador de Eventos, Recepcionista em Meios de Hospedagem e Recepcionista de Eventos.