Famtour apresenta João Pessoa e Costa do Conde como opções de destinos

 

Ávidos por conhecer cada vez mais novos destinos brasileiros, os uruguaios estão investindo em férias e feriados nas cidades nordestinas. Para potencializar esse mercado emissivo, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), junto com a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), realiza um famtour com 12 diretores das principais operadoras de turismo do Uruguai nas cidades de João Pessoa e na Costa do Conde.

“Queremos diversificar os destinos turísticos consumidos pelos latino-americanos. O Nordeste tem um grande potencial de sol e praia, belezas naturais e cultura que atrai esse público. O famtour ajuda a mostrar àqueles que fazem os pacotes e vendem as viagens os benefícios de ter em suas prateleiras um destino como a Paraíba, por exemplo”, explica Vicente Neto, presidente da Embratur.

De 21 a 25 de maio, o grupo conhecerá a infraestrutura turística das cidades, a rede hoteleira, restaurantes e pontos turísticos. A ação, inédita no Estado, faz parte da estratégia da presidente da PBTur, Ruth Avelino, de abrir uma nova frente nos mercados do Mercosul e começar a investir em divulgação no Uruguai, assim como tem sido feito na Argentina ao longo dos últimos quatro anos.

Na opinião da executiva, a chancela da Embratur ressalta a importância e a seriedade com que a vinda dos operadores está sendo encarada para a formatação de um novo destino no Nordeste para os turistas da Região. “Há uma excelente expectativa para a Paraíba entrar em um roteiro que incluiria também Recife e Natal, que seria oferecido aos turistas com um pacote de uma semana nas três capitais nordestinas”, pontuou Ruth.

Entre os diretores das operadoras uruguaias está o executivo da LATAM, companhia aérea integrada pela LAN Chile e TAM Linhas Aéreas, que desenvolve um processo de expansão em mercados emergentes no Nordeste. “Desenvolver parcerias com os governos locais, com o Ministério das Relações Exteriores, com o trade turístico nacional e internacional fortalece os resultados da atuação da Embratur em promover o Brasil como um destino diversificado”, explicou Gilson Lira, diretor de Mercados Internacionais.

Mercado Uruguaio - Dados do Mtur mostram que, dos quase 300 mil turistas uruguaios recebidos em 2013 (número que corresponde a 10% da população do Uruguai), a maioria (87,3%) já veio para o País outras vezes e 99,2% revelaram ter a intenção de retornar.

Essa preferência dos uruguaios pelo destino Brasil traz a necessidade de diversificar a oferta brasileira. Para isso, a Embratur está trabalhando um calendário especial de ações no Uruguai, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, com realizações de workshops com o trade turístico, presstrips com jornalistas de veículos influentes, campanhas publicitárias e ações digitais durante todo o ano de 2015, já que a maior parte dos uruguaios utilizou a internet como fonte de informação (49,1%) para planejar a viagem, segundo Anuário do Mtur.