Um levantamento com 637 campistas identificou as preferências dos brasileiros na hora escolher a barraca ideal para suas aventuras

Um levantamento com 637 campistas realizado pelo site Fui Acampar identificou as preferências dos brasileiros na hora escolher a barraca ideal para suas aventuras. Modelos leves e resistentes, com perfil técnico para trekking, foram os mais citados como "sonho de consumo" para viagens de aventura. A campeã deste ranking é a barraca Nepal, da marca Aztec, quase uma unanimidade entre os respondentes da pesquisa.

O modelo Nepal foi projetado para abrigar 2 pessoas além do equipamento necessário. Possui portas dos dois lados e espaço de 45 cm para guardar equipamentos molhados. Ela é prática e se adapta aos vários climas do Brasil. 

Entre as marcas de barracas mais consumidas pelos campistas brasileiros que responderam a pesquisa estão; Nautika, Quechua, Azteq, Guepardo e The North Face. No total, foram listadas 18 marcas conhecidas mundialmente, cada uma com sua particularidade, qualidade e perfil.

Em relação aos modelos, a Cherokee ¾, da Nautika - NTK, ficou com a nota mais alta, 9,5. O modelo agrada campistas com perfil familiar, que buscam espaço, conforto e segurança - qualidades mais mencionadas na pesquisa. Esse tipo de barraca é recomendado para a prática do camping em áreas de praia e campo. Seu modelo acompanha tela ultra fina para proteção de insetos e melhor respiração interna. Além disso, um dos diferenciais da barraca são as costuras seladas que evita qualquer vazamento de água.

Os consumidores puderam comentar livremente sobre o modelo de barraca que utilizam e, de acordo com Luiza Campello, criadora do site, a pesquisa busca incentivar a melhoria contínua dos fabricantes nacionais. "Acampar é a melhor maneira de verificar se uma barraca tem boa qualidade. Especialmente em um país como o Brasil, que tem todos os tipos de clima", explica Campello. 

A ideia, ainda segundo Luiza, é abrir a pesquisa e mostrar novos resultados a cada semestres para comparar opiniões, melhorias e avanços neste universo que cresce cada vez mais no Brasil.

Para ter acesso ao levantamento completo basta acessar ao site.