Presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, recebeu o presidente da Apex-Brasil, David Barioni Neto, para discutir parcerias e promover produtos brasileiros no exterior

O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, recebeu nesta quinta-feira (25) a visita do presidente da Apex Brasil, David Barioni Neto, em Brasília. O encontro reforça o movimento de aproximação do Instituto com o mercado, visando a captação de investimentos e a expansão de parcerias nacionais e internacionais. Durante a reunião, os executivos destacaram a atuação conjunta durante a Expo Milão, que tem programação até outubro deste ano, e demonstraram interesse em atuar em sinergia buscando a exposição e o posicionamento do Brasil no competitivo mercado exterior.

Com base na atual fase de renovação que a Embratur passa, Lummertz propôs a criação de um grupo técnico de trabalho para verificar a possibilidade de integração das ações e sinergia entre o Instituto e a Apex. “A partir do desafio de modernizar a Embratur, estamos buscando oportunidades de alinhamento em todos os níveis do governo para gerar um ganho de eficiência que estimule a competitividade do Turismo brasileiro”, explicou.

No encontro, os presidentes falaram sobre o trabalho que é realizado pelos dois órgãos e sobre como unir forças para potencializar a promoção internacional do País, já que a Embratur e a Apex-Brasil fazem um trabalho semelhante de divulgação dos produtos brasileiros e de projeção da imagem do Brasil no exterior. Também entrou na pauta a realização de ações integradas das entidades com consulados e embaixadas, além da importância de promover conjuntamente a gastronomia.

Vinícius Lummertz sugeriu a participação da Embratur em ações da Apex, incluindo formadores de opinião e decision makers ligados ao Turismo. A Agência se colocou à disposição para dar prosseguimento ao diálogo e tratar demais assuntos de interesse. “Vamos fechar aqui algo concreto e colocar nossas equipes técnicas em contato. Temos estudos na Agência que podem nos auxiliar a identificar os mercados potenciais para futuras ações e parcerias”, concluiu David Barioni Neto.

Apex-Brasil

A Apex-Brasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial como rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.