Estudo do Ministério do Turismo mostra ainda que o Nordeste e o Sudeste são os destinos preferidos pelos brasileiros

Levantamento feito pelo Ministério do Turismo mostra que entre os brasileiros que desejam viajar dentro do país nos próximos seis meses, 78,4% o farão para uma região diferente da onde moram. O índice é quase cinco pontos percentuais maior do que o registrado em igual período do ano passado e o mais alto desde 2011.

As regiões mais procuradas são o Nordeste e o Sudeste, com preferência de 43,2% e 26,2% dos entrevistados, respectivamente. A pesquisa concluiu ainda que junho teve o melhor índice de intenção de viagem para destinos nacionais dos últimos quatro anos, em comparação com os resultados anteriores do mesmo mês: 73,3%.

A professora Adriana Frony, moradora de Brasília (DF), pretende em uma só viagem, marcada para outubro, visitar duas regiões: Sudeste e Sul. A primeira escala será no Rio de Janeiro para visitar amigos e parentes e, em seguida, irá para Foz do Iguaçu. “Sempre quis ver as Cataratas e a chance apareceu em uma promoção de passagens”, diz a professora que também planeja fazer compras na região de fronteira.

Para o diretor de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Salles Lopes, em um cenário econômico de desafios, a alta na preferência por viagens domésticas representa a sustentabilidade do mercado do setor. “O trabalho conjunto das estruturas pública e privada do turismo conduzem a uma valorização do destino Brasil”, analisa.

A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem é realizada todos os meses com duas mil pessoas em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. As sete capitais brasileiras monitoradas representam 70% do fluxo turístico do Brasil.