SESVESP dá dicas do que o viajante deve fazer para manter o seu lar seguro enquanto está ausente

Mês de julho é tempo de férias escolares e uma ótima pedida para programar uma viagem com toda a família. No entanto, com a casa vazia, os bandidos ficam de olho nas residências para praticar furtos. O SESVESP, Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Segurança Eletrônica e Cursos de Formação do Estado de São Paulo, dá dicas para que a família possa viajar com tranquilidade e manter a residência em segurança. 

Quando se está ausente, morar em casa ou apartamento faz diferença. A presença de porteiros, câmeras de segurança e vigias são inibidores das ações de assaltantes. Por isso, se a pessoa mora em uma casa, é preciso disfarçar ao máximo que a residência está vazia. 

Ações simples como fechar cortinas para evitar olhares curiosos ou suspender a entrega de revistas e jornais já ajudam. Outra ação que deve ser tomada é pedir a alguém que pegue as correspondências regularmente. O acúmulo de cartas na caixa de correio é um indicativo para os ladrões de que os moradores estão ausentes. "É importante tomar medidas que não deixem tão evidente que a família não está na residência", garante o presidente do SESVESP, João Palhuca. 

Outra atitude importante é pedir para que vizinhos estejam atentos ao que acontece em sua residência. Se tiver motivos para isso, deixe as chaves com alguém de sua inteira confiança. Os cães também podem ser importantes agentes de segurança. Os animais normalmente passam a ter a casa como seu território e a protegem.