Procolombia traz 23 empresas e órgãos de promoção de turismo colombianos para trocar experiências com operadoras de turismo brasileiras

Agosto será o mês da Colômbia no Brasil. A Procolombia, organização governamental com o objetivo de promover o turismo, as exportações, os investimentos da Colômbia e Marca Pais, promove em parceria com o grupo LATAM, entre hoje (24/08) e amanhã (25/08), o Workshop Colômbia 2015, reunindo empresas e órgãos de promoção do turismo do país para trocar experiências com operadoras de turismo brasileiras e aprender ainda mais sobre o mercado que já é o quarto (4º) emissor de turistas para o País do Realismo Mágico. O principal objetivo é promover o destino Colômbia, Terra do Realismo Mágico, para os brasileiros. O evento será realizado no Hotel Hilton (Avenida das Nações Unidas, 12901 - Brooklin Paulista, São Paulo).

“No último ano, Brasil foi o mercado de América do Sul que mais cresceu na emissão de turistas à Colômbia, por este motivo é considerado um país estratégico para a realização deste tipo de eventos. Nosso objetivo é que mais operadores brasileiros conheçam as experiências turísticas colombianas relacionadas com sol e praia, aventura, turismo religioso, gastronomia e compras.”  Afirmou Maria Claudia Lacouture, presidenta de ProColombia.

Estarão presentes no Brasil as seguintes empresas colombianas: Corporación Turismo de Cartagena de Indias, Cartagena de Indias Convention and Visitors Bureau, Medellín Convention & Visitors Bureau, Instituto Distrital de Turismo de Bogotá – IDT (entidades); LM & Quadrifolio, Evoca Red de Hoteles, GHL Hoteles, Hotel Almirante de Cartagena, Hotel Capilla del Mar, Hotel Caribe, Hotel Cartagena Plaza, Hotel Dann Cartagena, Hotel Monterrey, Hoteles Cosmos, Hoteles Decameron, NH Hotel Group, Radisson Cartagena Ocean Pavillon Hotel, Solar Hoteles & Resorts e Movich (Hotéis); Receptour del Caribe, Colombia Green Travel, Contactos, Destino Colombia, Gema Tours, Munditur, Omni Tours de Colombia, Panamericana de Viajes, Turismerk e Viajes Chapinero (operadores).

Em 2014, a Colômbia registrou um total de 124.712 visitantes brasileiros, com crescimento de 39% em relação a 2013, quando 89.753 viajaram para conhecer as belezas da terra do Realismo Mágico. Entre Janeiro e Junho de 2015 chegaram a Colômbia 71.274 turistas brasileiros, o que representa um crescimento de 26,1% quando comparado com o mesmo período de 2014 que cegaram 56.503 visitantes.

No ranking de países que mais visitaram o país colombiano, o Brasil ocupa a quarta posição, atrás de EUA, Venezuela e Equador. No geral, a cidade preferida pelos turistas é Bogotá, seguida de Cartagena, San Andrés, Medellín e Cali. O principal motivo de viagens é o turismo, seguido de eventos.

Para 2015, a entidade espera atingir 140.000 viajantes brasileiros para Colômbia e que o Brasil seja o terceiro maior emissor de viajantes para o país. Em 2013, a Procolombia lançou a campanha Colômbia é Realismo Mágico, divulgando todos os principais destinos do país ligados ao gênero literário que tem seu maior expoente na figura do ganhador do Nobel, Gabriel García Marquéz.