O Comitê Descubra Brasil, com apoio da Embratur e Embaixada do Brasil em Santiago, realiza atividades para fortalecer a comercialização de destinos e produtos brasileiros

Terceiro maior emissor de turistas ao Brasil, o Chile é palco de ações estratégicas de promoção da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), em parceria com a Embaixada do Brasil em Santiago. A primeira atividade, promovida nesta segunda-feira (7), foi um workshop com capacitações das secretarias de Turismo de estados brasileiros aos agentes de viagens chilenos convidados pelo Comitê Descubra Brasil.

“A ação foi focalizada, principalmente, no fortalecimento do relacionamento dos agentes de vendas da rede de comercialização das operadoras de turismo do mercado chileno. A Embratur busca proporcionar a oportunidade de diversificação da oferta de produtos turísticos, associar manifestações culturais, gastronomia, música e artesanato, por exemplo, como ferramentas de trabalho para solidificar e ampliar a imagem do Brasil como destino turístico de experiência e de singularidade”, explica o presidente do Instituto, Vinícius Lummertz.

As secretarias de Alagoas, Bahia e Rio Grande do Norte; as secretarias municipal de Timbau do Sul/Pipa (RN) e Blumenau (SC), e os Convention & Visitors Bureau do Rio de Janeiro e de Búzios tiveram espaço destacado na atividade para divulgar e entregar material institucional e capacitar os profissionais do trade turístico do Chile sobre os destinos e produtos brasileiros. Na ocasião, participaram cerca de 100 agentes de viagens da capital Santiago.

Já nesta quarta-feira, 9 de setembro, o Comitê Descubra Brasil, com o apoio da Embratur, promoverá uma caravana em cerca de 20 agências de viagens das cidades de Viña del Mar e Valparáiso.

“Faremos uma espécie de blitz nas agências chilenas para promoção e divulgação do turismo do Brasil. Operadoras brasileiras convidadas pelo Comitê, junto com as secretarias de Turismo, e o Instituto, levarão informações suficientes e materiais especializados nos destinos para fortalecimento da venda de pacotes para o nosso País”, destaca o presidente Lummertz. 

À noite, será realizada uma confraternização entre os representantes das secretarias de Turismo, Conventions & Visitors Bureaus e agentes de viagens chilenos. Neste momento, os profissionais poderão distribuir material de divulgação das cidades e fazer uma breve exposição do destino.

Mercado – De acordo com o Anuário Estatístico do Ministério do Turismo, em 2014, 336.950 chilenos estiveram no Brasil. Atualmente, 77 voos semanais ligam os dois países.