Presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, apresenta promoção do Brasil no exterior em evento da Comissão de Turismo da Câmara

O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, esteve na manhã desta quarta-feira (23), na Câmara de Deputados para participar do seminário "Fomento do Turismo: Oportunidade de Desenvolvimento para o País". O seminário foi organizado pelos presidentes da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, Alex Manente (PPS-SP), e da Frente Parlamentar Mista, deputado Herculano Passos (PSD-SP), organizaram para marcar a Semana Mundial do Turismo, 21 até 27 de setembro.

Participaram do encontro o minsitro do Turismo, Henrique Eduardo Alvez; os presidentes da Embratur, Vinícius Lummertz; da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, Alex Manente (PPS-SP); da Frente Parlamentar Mista, deputado Herculano Passos (PSD-SP); do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Jaime Recena; e da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, além do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ)

“Temos mostrado ao mundo nossa competência para realizar grandes encontros, além dos avanços com uma infraestrutura mais moderna e preparada para receber visitantes estrangeiros. Com isso, obtemos um aumento progressivo no ingresso de turistas e divisas no país”, disse o presidente da Embratur.

Em seu painel, ele falou sobre a promoção do Brasil no exterior e apresentou os legados para o turismo no Brasil. Segundo Lummertz, o Brasil está em processo de consolidação de uma nova imagem e posicionamento turístico no mercado internacional. “Somos reconhecidos como um dos principais destinos mundiais para realização de grandes eventos. País líder na América do Sul e um dos líderes no cenário turístico mundial”, destacou.

Além disso, Lummertz apontou os resultados alcançados com o trabalho de promoção internacional do turismo brasileiro nos últimos anos. “Tivemos um crescimento de 20% na chegada de turistas estrangeiros de 2005, com 5,3 milhões, a 2014, com 6,4 milhões de visitantes de fora. Já a entrada de divisas no País saltou de US$ 3,864 milhões, em 2005, para US$ 6,843 milhões em 2014, um crescimento de 77,1%”, ressaltou o presidente da Embratur.

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, abriu o evento apresentando as estratégias para o fortalecimento do turismo no Brasil e reforçando ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a importância do turismo para o desenvolvimento do país. Henrique Eduardo Alves solicitou o apoio de Cunha para votar, em regime de urgência, as pautas prioritárias do setor. “O turismo é um dos setores que podem gerar emprego e renda mais rapidamente, mas temos entraves que impedem que o setor se desenvolva. Por isso, é fundamental o apoio desta Casa para agilizar pautas que aguardam, votação”, afirmou Alves.

Cunha se comprometeu em priorizar os temas do setor. “Com a alta do dólar, esse é o momento de fortalecer o turismo receptivo do Brasil e colocar em votação as propostas de incentivos fiscais para o setor”, concluiu o presidente da Câmara.

Henrique Eduardo Alves destacou a oportunidade de desenvolver o turismo doméstico diante da alta do dólar. “Vamos transformar a crise em oportunidade. Uma pesquisa no mês passado mostrou que, entre os brasileiros que pretendem viajar nos próximos meses, 78% escolheram destinos nacionais. É a vez do Brasil”.

Participaram também do seminário os presidentes do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Jaime Recena; e da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio.