O faturamento chegou a R$ 6,95 bilhões no primeiro semestre deste ano, um crescimento de quase 8% em relação ao ano passado

O turismo de negócios e eventos continua se destacando na indústria nacional de viagens. No primeiro semestre deste ano, as atividades ligadas a este segmento cresceram 7,8% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo coma Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp). Os gastos destes viajantes em viagens aéreas, diárias de hotel, locação de veículos, meios de pagamento e serviços movimentaram R$ 6,95 bilhões este ano no país.

Os números reforçam estudos realizados pelo Ministério do Turismo, que mostram o segmento como o segundo maior fator de atração de visitantes estrangeiros para o Brasil. Estima-se que cerca de 25,3% dos turistas que procuram o país o fazem motivados por negócios.Turistas de negócios gastam quase o dobro (US$ 102,18) daqueles que viajam a lazer (US$ 68,55), de acordo com estudo do Ministério do Turismo.

Em dez anos, o número de eventos internacionais no país cresceu 400%, passando de 62 para 315 por ano. Hoje são 54 cidades brasileiras sediando eventos internacionais.Há uma década eram apenas 22, o que representa uma alta de 154%. O número de eventos coloca o Brasil como um dos dez maiores organizadores de eventos internacionais do mundo, de acordo com a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA).

“Com o sucesso dos últimos grandes eventos sediados no nosso país, mostramos ao mundo que somos capazes de manter o nível de excelência em situações diferentes”, disse o ministro do Turismo,Henrique Eduardo Alves.