Presidente do Instituto, Vinícius Lummertz, defende o Brasil como potência ambiental e natural, em evento organizado pelo Instituto Semeia



Para estimular o fluxo turístico no Brasil focado nos parques naturais, o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, participou nesta quinta-feira (29), em São Paulo, de encontro promovido pela organização não-governamental Instituto Semeia, “Parques do Brasil”, que debateu modelos de gestão em parceria para garantir a conservação e o desenvolvimento dos parques brasileiros.

Lummertz dividiu o painel “Governo Federal e os Parques do Brasil” com Bernardo Issa, analista ambiental na assessoria da Presidência do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Durante a sua participação, o presidente da Embratur defendeu a quebra de entraves para flexibilização de tributos e, com isso, facilitar o processo de licenciamento ambiental e reduzir a burocracia para o fortalecimento das unidades de conservação.

“O futuro dos parques naturais brasileiros deve ser discutido de forma clara e transparente com todos os representantes do setor turístico e envolvidos no tema. É preciso envolver o Congresso Nacional nesse debate e mostrar que o atual modelo está esgotado”, defendeu o presidente do Instituto.

Vinícius reforçou a importância da parceria público-privada para transformar os destinos brasileiros em grandes receptores de investimentos e, com isso, fomentar a vinda de mais turistas: “O Brasil é uma potência ambiental e natural e deve se oferecer como tal para todo o planeta. O investimento privado é fundamental porque não há mais recursos públicos para investir na infraestrutura das unidades de conservação e torná-las parques atrativos e sustentáveis.”