Patrimônio, cultura, beleza natural e turismo foram os principais atributos levantados em ranking de marca-país mais forte da América Latina



O Brasil se manteve no 1º lugar no ranking da Latin America Country Brand Report 2015, que mensura a percepção da população de outras regiões do mundo em relação a 21 nações latino-americanas e analisa a força das marcas desses países. A Marca Brasil foi considerada, pelo segundo ano consecutivo, a mais valiosa na região, seguida pela Argentina, México, Chile e Peru. A pesquisa considerou um universo de dois mil entrevistados na faixa-etária de 21 a 65 anos de 15 nacionalidades.

Os pontos fortes do Brasil levantados pelos entrevistados foram Patrimônio e Cultura (80%), Turismo (76%), ‘Made in’ (65%) e Atitude para Negócios (63%). O atributo Patrimônio e Cultura trouxe como principais atributos a beleza natural e monumentos históricos no país. O Turismo se destacou pela diversidade de hospedagem, atrações e gastronomia. Também apareceram no estudo a autenticidade dos produtos brasileiros manufaturados, além do potencial para negócios. Sistema de valores e qualidade de vida apareceram por último, mas também com avaliação positiva.

A revelação deste ano foi Cuba, que ganhou quatro posições em comparação ao ano passado e está em oitavo no ranking geral. O México, por sua vez subiu três lugares. Os recursos naturais apareceram com destaque, já que alimentos, agricultura e minerais são as categorias nas quais a região é reconhecida por ter maior especialização. Outra força apontada foi a experiência relacionada a herança e cultura das nações. A Índia é o país que tem a opinião mais favorável em relação à América Latina.

Na avaliação do presidente da Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo), Vinicius Lummertz, o resultado da pesquisa reflete a gestão proativa conduzida pela entidade com a Marca Brasil e o esforço contínuo para promover o Brasil nos mercados internacionais. “Sabemos que a percepção de um país influencia diretamente nas decisões dos turistas para a escolha de países para visitar, viver ou investir. O Brasil deve utilizar esta vantagem em relação aos vizinhos para ganhar competitividade”, afirma Vini

Como forma de divulgar a força da imagem nacional perante os estrangeiros, Vinicius reforça como benchmark a mudança que os Estados Unidos fizeram, ainda nesta década, com a criação do Brand USA, quando começaram a tratar o turismo como uma marca global: “Os pilares deste novo momento que buscamos para o Brasil são a criação de posicionamento de marketing inovador, a geração de valor a partir do turismo, além da construção e manutenção da confiança no país”.

Marca Brasil

Criada a partir dos resultados apontados pelo Plano Aquarela, documento que norteia as ações de promoção turística do País no exterior, a Marca Brasil representa a imagem do Turismo do Brasil e de seus principais atributos de exportação. Além disso, a marca traduz a imagem que o turista estrangeiro tem do País: multicolorida, refletindo aspectos como alegria, sinuosidade, luminosidade e modernidade.

O estudo

O Latin America Country Brand Report, elaborado pelo Future Brand, é baseado em dados e informação quantitativa fornecida por pareceres fundamentados e viajantes frequentes (negócio ou lazer) de fora da América Latina. Adota metodologia de investigação global Country Brand Index, que desde 2005 estuda percepções e associações de países da mesma forma como mensuram as marcas de consumo ou corporativas. Os 15 mercados pesquisados foram: Alemanha, Australia, China, Coréia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, EUA, França, Índia, Itália, Japão, Reindo Unido, Rússia, África do Sul e Turquia.