“Descubra Brasil" fortalece o trabalho de promoção no mercado Russo

 

Nos últimos anos, os turistas russos passaram a ser os principais viajantes da Europa. De acordo com relatório ITB World Travel Trends 2014/2015, entre 2005 e 2013, o número de viagens ao exterior registrou crescimento de 118% e alcançou 31.5 milhões em 2013. No Brasil, dados do Ministério do Turismo mostram que o número de turistas provenientes da Rússia aumentou 44,76% na comparação de 2014 com 2013.

Atenta a esse cenário, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) intensificou a promoção do Brasil no país europeu e, no mês de novembro, realizou o seminário “Descubra Brasil” em parceria com a operadora Tour Express na cidade russa de Rostov-do-Don.

Segundo o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, essa atuação é a continuidade do processo de promoção do Brasil na Rússia. “Queremos incorporar progressivamente os países do BRICS no planejamento da Embratur e a Rússia foi uma escolha estratégica para começarmos esse projeto”, explica.

Por meio dessa ação, 90 agentes de viagens ligadas à operadora receberam capacitação sobre destinos brasileiros e programas de viagens, com foco em pacotes para o Carnaval, Desfile das Campeãs 2016, além dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Também foram trabalhados elementos da cultura brasileira como música e gastronomia.

Estratégias de promoção na Rússia – Em setembro deste ano o presidente da Embratur esteve na Rússia, quando fez anúncio da instalação de um Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) em Moscou, da criação do Comitê Descubra Brasil e a apresentação do site da Embratur (www.visitbrasil.com) na língua russa. Todas as ações no mercado contam com a parceria com a Embaixada do Brasil na Rússia no intuito de fortalecer o trabalho de promoção do Brasil. 

Mercado Russo – Os turistas da Rússia buscam principalmente o segmento sol e praia e 73% deles fazem viagens ao exterior para lazer. De acordo com o Anuário Estatístico de Turismo 2015 – Ano Base 2014, do Ministério do Turismo, 36.969 russos visitaram o Brasil em 2014, um aumento de 44,76% em relação a 2013 (25.538). O prognóstico para 2015 é que esse número continue a crescer. Nesse contexto a Tour Express, importante operadora que atua no mercado russo desde 1995, é estratégica por já comercializa destinos como Rio de Janeiro e arredores, São Paulo (negócios), Foz de Iguaçu, Salvador e Bahia, Ouro Preto, Recife e Ceará, Lençóis Maranhenses, Natal, Fernando de Noronha, Manaus, Pantanal, Florianópolis, Brasília.